REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS 06/03/2015

11 votos

REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS 06/03/2015

Companheiras e companheiros

A Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campinas ocorrida em 25/02/2015 aprovou a data e algumas diretrizes para a realização da X Conferência Municipal de Saúde de Campinas.

A X Conferência Municipal de Saúde de Campinas será realizada, em sua etapa municipal, nos dias 03, 04 e 05 de Julho de 2015. Teremos 5 (cinco) Pré-Conferências Distritais, que ocorrerão nos dias 09, 16, 23 e 30 de Maio, e 13 de Junho, sempre aos sábados, pela manhã e tarde. Nestas Pré-Conferências serão eleitas/os as/os delegadas/os à Conferência Municipal, além das/os delegadas/os eleitos nos Conselhos Locais de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Mas tais Pré-Conferências Distritais não se limitarão a eleição de delegadas/os, mas também debaterão os temas da Conferência e aprovarão propostas a serem apreciadas na etapa municipal.

Além das Pré-Conferências Distritais realizaremos algumas Pré-Conferências temáticas, que embora não tenham a tarefa de eleger delegadas/os poderão aprovar propostas para a etapa municipal.

Por sugestão da Comissão de Atenção Básica do Conselho Municipal de Saúde o primeiro momento do processo da Conferência será uma ampla discussão sobre a realidade da saúde pública de Campinas, em reuniões de todos os Conselhos Locais de Saúde. Também serão realizadas reuniões dos Conselhos Distritais de Saúde para um balanço do que foi ou não implementado das resoluções da IX Conferência Municipal de Saúde.

Na organização da X Conferência Municipal de Saúde definimos que haverá uma Comissão Executiva com a mesma proporcionalidade da Executiva do CMS, que terá a atribuição de definir as questões controversas, sempre com a possibilidade de recurso ao Pleno do CMS, que é a instância maior do controle social.

Além desta Executiva, teremos mais três comissões: uma de apoio e infraestrutura, outra de organização e mobilização, e outra de sistematização e relatoria. Tais comissões serão abertas a todas/os conselheiras/os municipais, distritais e locais de saúde, e poderão ser compostas também por pessoas que não sejam conselheiras/os.

Definimos também que na próxima reunião do CMS, que será a Extraordinária de 11/03/2015, definiremos – ao menos inicialmente – a composição destas comissões, bem como definiremos a data limite para a aprovação do Regimento Interno da X Conferência Municipal de Saúde, a partir das diretrizes já aprovadas em 25/02/2015.

Sendo assim, convidamos todas/os interessadas/os para esta Reunião de Organização da X Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 06/03/2015, às 18h00, no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, na Rua Dr. Quirino, nº 560.

Pedimos a todas/os que divulguem ao máximo junto aos Conselhos Locais de Saúde e aos Conselhos Distritais de Saúde.

Saudações,

Paulo Mariante
Presidente do Conselho Municipal de Saúde