Agradecimentos ao Sr. Tech

20 votos

 "Zaratustra tinha adormecido um dia debaixo de uma figueira, porque fazia calor, e com o braço protegia o rosto. Veio então um víbora que o picou no pescoço, soltando Zaratustra um grito de dor. Quando afastou o braço do rosto, olhou para a cobra; então ela reconheceu os olhos de Zaratustra, contorceu-se desajeitadamente e tentou afastar-se. – Ainda não! disse Zaratustra, ainda não lhe agradeci! Acordou-me a tempo. Tenho ainda um longo caminho para andar. – "O caminho que lhe resta já não é muito grande, disse tristemente a víbora: o meu veneno é mortal". Zaratustra começou a rir: – Desde quando o veneno de uma cobra matou um dragão? perguntou ele. Reabsorve o seu veneno. Não é suficientemente rica para me fazer presente dele. Então a víbora tornou a enlaçar-lhe o pescoço e sugou-lhe a ferida." (Nietzsche, Assim falou Zaratustra, "A picada da víbora")

 

Depois de algumas semanas longe da rede, voltei. Logo de cara vi mais um ataque do pretendente a "empresário da Humanização", o Sr. Reginaldo Tech, da empresa "Humaniza Brasil", especializada em venda de palestras de auto-me-ajuda a ser aprendiz de "Justus".

Seu post e seus comentários nessa rede vêm causando incômodo em algumas pessoas, pelo oportunismo e cara de pau dessa figura ao tentar utilizar esse espaço democrático e dedicado ao debate, para uso comercial, tentando recrutar pessoas que no fundo não comungam dos mesmos valores dessa rede e fazer propaganda para atrair gestores desinformados e simpáticos aos mandamentos do "mundo corporativo" para que contratem suas palestras.

Eu mesmo fui contatado através de um comentário em um dos meus posts, em agosto desse ano, e convidado a participar dessa empresa. É claro, postei um texto sobre outras possibilidades de expressão das experiências exitosas do SUS. Aí o cara aproveitou! Normal (para um oportunista, claro.).

Mas tudo isso me provoca pensar no quanto essa rede é democrática. Louvável que ninguém tentou bloquear o blog do Sr, Reginaldo Tech. Que seus comentários não foram "moderados" como acontece em outros blogs. Que não houve ataque massivo e nem deselegante ao tal corajoso. Para mim é assim que deve ser.

Prezado Sr Tech. Fique aí nos acordando para ver que os valores expressos em suas ações vem nos lembrar que para uma boa parte das pessoas viventes, a vida se resume a lutar por um eu-indivíduo, voraz por notoriedade vazia, por afirmar-se sobre a impotência, no gozo de ver o outro ajoelhar-se. Fique. Seja bem vindo. E de muitas formas tentaremos lhe dizer que este não é o espaço apropriado para comércio. Para vender seu peixe você poderia ser ainda mais corajoso e disputar no mercado, como todos os outros.

Certamente o Sr. Tech revela a fragilidade de sua empresa ao tentar penetrar nos espaços públicos desta rede, tentando imitar os grandes complexos farmacêuticos com seus vendedores de laboratórios que invadem aos montes as unidades de saúde do SUS. Como já vi vendedores de planos de saúde privados atuando dentro do prédio do Ministério da Saúde. Gostaria que não estivessem lá, mas estão. Posso reclamar, como não deixei de fazer neste post. Mas enquanto persistem as víboras, elas precisarão olhar nos olhos de sua pretendida vítima e perceber o quanto elas mesmas vivem submetidas e separadas do que podem.

Agora, para terminar, lanço um desafio: Vou entrar no site do HumanizaBrasil e fazer comentários, vamos ver se o Sr. Tech permitirá as manifestações assim como nós as temos permitido.

Um grande abraço a todos e, em especial, ao Sr. Tech.