Brasília sedia 6º Encontro Nacional de Observatórios Sociais

12 votos

logo.png

O evento reunirá representantes de todos os estados brasileiros sob o tema “Todos pela eficiência da gestão pública”.

Entre os dias 26 e 28 de março de 2015 o Observatório Social do Brasil (OSB) realiza, em Brasília (DF), o 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento é uma reunião anual para tratar da qualificação da metodologia de trabalho dos observatórios sociais (OS) que compõem a Rede OSB. Somam-se à programação a apresentação dos resultados dos trabalhos e das boas práticas realizados nos municípios, e a consolidação de parcerias estaduais e nacionais.

Esta edição do encontro tem a temática “Todos pela eficiência da gestão pública” e reunirá dirigentes, técnicos, voluntários de mais de 100 OS de 18 Estados brasileiros, além de representantes de entidades empresariais, órgãos oficiais controladores e outros convidados de todos os Estados Brasileiros.

Para o presidente do OSB, Ater Cristofoli, o evento é de fundamental importância e pode ser visto como um divisor de águas no reconhecimento, na legitimidade e na atuação da Rede OSB. “Esse encontro mostrará a força da Rede OSB em todo o Brasil”, diz.

A diretora executiva do OSB, Roni Enara, revela sua expectativa em relação aos resultados. “Com o apoio da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e do Conselho Federal de Contabilidade espera-se como resultado desse 6º encontro novas parcerias em nível nacional para a construção de sistemas e ferramentas para a eficiência da gestão pública nos municípios”.

Destaques da programação

O diretor de políticas públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick, falará sobre o cenário nacional das compras governamentais para os pequenos negócios. O tema relevante para representantes dos OS, já que uma das atribuições nos observatórios é o trabalho para aumentar o número de licitantes nas prefeituras, como uma forma de evitar direcionamentos e conluios e contribuir para a geração de emprego e renda.

Uma grande novidade será apresentada no 6º ENOS: a Norma ISO 9000 para prefeituras, elaborada pela ABNT.  Um dos seus idealizadores, o professor e Vice-Presidente da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), Brasílio Dagnino, falará sobre o assunto e o Prefeito de Pinhais – PR, Luizão, estará presente para assinar o Termo de Adesão, representando a primeira prefeitura do país a implantar a Norma de Qualidade na Gestão Pública Municipal.

Também participarão do Encontro Nacional, representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), que sempre apoiam as ações dos Observatórios Sociais. Da mesma forma, a Federação do Comércio do Paraná, o Serviço Social de Indústria (Sesi) do Paraná e o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal) estarão representados.

As inscrições para a 6ª edição do Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos) são gratuitas, limitadas e estão abertas até o dia 20 de março – ou até atingirem o número máximo de participantes – por meio do hotsite do evento (enos.osbrasil.org.br) onde também estão disponíveis a programação completa e mais informações.

O Observatório Social do Brasil

O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias: a Rede OSB.

Rede OSB

Coordenada pelo OSB essa rede formada por voluntários engajados na causa da justiça social atua em mais de 100 cidades de 18 Estados brasileiros, em favor da melhoria da gestão pública, por meio da transparência e do controle social dos gastos municipais, tendo contribuído para uma economia da ordem de mais de R$ 450 milhões só em 2014, junto às prefeituras em que atua.

Um Observatório Social

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, um Observatório Social (OS) prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Além disso, um Observatório Social atua em outras frentes, como a educação fiscal; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios; e a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. Quando filiado, um OS passa a integrar a Rede OSB e deve cumprir uma série de padronizações, dentro do sistema de franquia social.

6º ENOS – Serviço

6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos)

Data: 26 a 28 de março de 2015

Local: Auditório da Paróquia do Verbo Divino

Endereço: Sgan 609, Módulo C, L2 Norte – Asa Norte, Brasília – DF

CEP: 70.850-090

Inscrições e mais informações: enos.osbrasil.org.br

Contato: (41) 3307-7058 ou pelo e-mail [email protected]

 

*Fonte: Assessoria de Comunicação do Observatório Social do Brasil

Foto: Divulgação