CUIDADO EM SAÚDE

16 votos

Roseni Pinheiro destaca em seu texto a importância e relevância de se basear na 'vida cotidiana' quanto a produção do cuidado sob à ótica de que todos temos "bagagens de conhecimentos" adquiridos na trajetória da vida e da sociedade e que o quê era verdade ontem pode não ser hoje e muito menos deverá ser amanhã.

A prática do cuidar e os seus praticantes retomam a tese da importância da vida cotidiana. Ao saber que é dentro dos núcleos familiares é aonde se tem o início do cuidado com o dito 'saber prático adquirido por diversas gerações, e em quase que sua totalidade exercida por mulheres que deixavam para os homens apenas a tarefa de buscar novos conhecimentos. Porém no mundo contemporâneo nota-se que a prática da 'pesquisa' é tão importante quanto a de 'cuidar' deixando de lado o preconceito que "isso é tarefa deste e aquilo é tarefa daquela" e passa a exigir cada vez mais pessoas, sejam homens ou mulheres, capacitadas a exercerem essas funções.

Com isso tudo, percebemos a importância de que o cuidado em saúde deve ser uma ação integral e universal, com o respeito as diferenças de cada indivíduo, onde cada um apresenta a sua necessidade de cuidado.

 

 

Bibliografia:

Pinheiro, R. Cuidado em Saúde (verbete). In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. (Org.).Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009 p.320-328. Disponível em
https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes.html