Programa de residências médicas da PMCG inicia atividades de 2015 no Hospital da Criança

14 votos

                  dr_luzia_residencia.jpg

Iniciado em 2014, o programa de residências médicas da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, já conta com 23 médicos residentes atuando nos hospitais públicos municipais. As aulas deste ano tiveram início nesta terça-feira, 03, com o acolhimento aos novos residentes aprovados na última seleção, realizada em janeiro. A atividade aconteceu pela manhã, no Hospital da Criança e do Adolescente Dr. Bezerra de Carvalho, com uma palestra do médico Virgílio Brasileiro.

Na abertura do programa em 2015, a secretária de saúde do município, Luzia Pinto, saudou aos residentes e enfatizou o empenho da Prefeitura para conseguir implantar os cursos de residências médicas pelo SUS. “Nossa cidade tem vocação para a produção do conhecimento. Dessa forma, a gestão municipal da saúde não poderia deixar de dar a sua contribuição na formação de médicos especialistas e, consequentemente, melhorar a qualidade dos atendimentos nos serviços de saúde”, considerou.

A residente Jéssica Vasconcelos Florêncio foi uma das selecionas para a segunda turma de Ginecologia/Obstetrícia. Para ela, a residência é de extrema importância para uma formação alinhada com os princípios do SUS. “É uma iniciativa louvável da Prefeitura, pois ajuda a formar profissionais com compromisso com a saúde pública, principalmente por sabermos das dificuldades que é conseguir abrir e manter uma residência médica funcionando”, reconheceu.

medica_atendimento_hosp_crianca.jpg

Formado há dois anos, o médico André Luiz Almeida entrou em 2014 na primeira turma de residências médicas da Secretaria Municipal de Saúde, na especialidade de pediatria. Ele também participou da atividade no Hospital da Criança e do Adolescente, onde atua como residente. “O curso é um apoio a mais para o estudante de medicina, principalmente, para os que não querem deixar a cidade para fazer residência em outros estados”, destacou.

O programa municipal de residências médicas disponibiliza vagas em Pediatria, Neonatologia, Obstetrícia/Ginecologia e Medicina da Família e Comunidade. Os médicos residentes atuam nos hospitais municipais e na rede de Atenção Básica. O processo seletivo é anual, sendo realizado pela Comissão de Processos Vestibulares – Comprov, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.