Criação de acervo digital de Humanização na Rede HumanizaSUS

22 votos

wordle.png

 

Desde sua criação, a Rede HumanizaSUS (RHS) vem sendo usada para armazenar o material produzido pela Política Nacional de Humanização (PNH) e pelos diferentes atores que compõem o movimento HumanizaSUS. Nestes últimos meses estamos nos dedicando à organização desse material, visando a criação de um acervo digital de humanização.

Na primeira fase deste trabalho, levantamos todo o conteúdo publicado na RHS dentro da Área da PNH. São dezenas  de vídeos oficiais, registros de eventos, cartilha, artigos etc. Nesta postagem pretendemos apresentar este material e contar quais os próximos passos que imaginamos para a criação e disponibilização online deste acervo.

Nesta tabela podemos ver o número de visitas que cada página e sub-página da Área da PNH recebeu. Destaque para a página Publicações com 44,89% das visitas e para a página Eventos (uma das mais antigas) com 26,88%.

 

tabela04.png

Levantamento

A organização atual do acervo dentro da Área da PNH, não permite a realização de pesquisas, dificultando tanto a indexação por mecanismos de busca, quanto a navegação do usuário. Nossa primeira ação foi a realização de um levantamento completo de todo o conteúdo armazenado neste espaço. Abaixo temos um resumo do conteúdo encontrado:

tabela_02.png

 

Nesta fase também produzimos um conjunto de planilhas organizadas por tipo de conteúdo. Clicando nos links abaixo, você terá acesso a todo o conteúdo levantado por assunto. 

Próximos passos

Finalizamos essa primeira etapa com a apresentação do trabalho realizado. Abaixo listamos os próximos passos desta empreitada:

  • Levantamento de artigos, teses e outras publicações em mecanismos de busca (Google scholar, Pub med etc);
  • Criação de classificadores para organização dos arquivo na RHS;
  • Upload do acervo na RHS;
  • Montagem de filtros de busca;
  • Montagem do layout do Acervo Digital de Humanização;
  • Modelagem da interação usuários/conteúdo;
  • Criação de painel analítico para monitoramento de acesso ao conteúdo.

 

P.S: Deixe sugestões nos comentários deste post ou envie uma mensagem via Formulário de contato.

Coletivo de editores/cuidadores da Rede HumanizaSUS