Clinica Ampliada X Comodismo
Para quem conhece a dinâmica do comodismo de: deixa como está….. é muito trabalhoso e caro mudar….as pessoas não estão preparadas e não querem tais mudanças…. Pode achar que esse embate é desigual e o vencedor unanime é o comodismo, já que a visão dominante de saúde é aquela que se faz a 4 paredes com um médico prescrevendo medicamentos e exames e os demais profissionais da área da saúde figurando e pouco contribuindo para o bem estar individual e coletivo.
Ignorar o universo de complexidades que envolve o adoecer e fadar o paciente, os profissionais e o próprio ambiente de cura ao constante adoecimento já que apenas os sintomas são tratados.
A clinica ampliada vem tentando desconstruir esta visão centrada na doença-remédios, valorizando a participação de os profissionais e usuários. Todas as contribuições de conhecimento sejam elas do usuário, técnicos, odontólogos e médicos são uteis quando o objetivo é o bem comum. O cuidar se torna menos nebuloso e mecânico, pois recebe o calor humano e quebra a resistência natural que temos a respeito de mudanças.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Georgia,
Muito interessante o debate trazido. Podemos abstrair aqui três relevantes questões nas suas reflexões: a primeira é que a clínica ampliada vai muito além do tratamento, ela passa também pela promoção de vida do doente. A segunda é a relação do profissional e doente centrada na autonomia e protagonismo do sujeito, e a terceira, a valorização da multi e interdisciplinaridade na abordagem terapêutica do doente.
Valeu pela sua contribuição!
Abraços!
Emília