Boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa ganha site com lançamento dia 15/4 no Icict/FIOCRUZ

12 votos

Será lançado no próximo dia 15/4, como parte do aniverário de 29 anos do Icict, o site "Saúde da pessoa idosa: boas práticas". A página apresenta o "Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa", uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde, da Fiocruz (LIS/Icict/Fiocruz).

Coordenado na Fiocruz pela pesquisadora Dalia Romero, o objetivo do site é dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.

Grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento. A proposta é refletir sobre o SUS que dá certo, e o esforço de trabalhadores e gestores comprometidos com a garantia do direito à saúde da população idosa brasileira.

A programação do evento, que será realizado no auditório do Icict, terá abertura às 9h30, com a presença do diretor do instituto, Umberto Trigueiros, da coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, e da pesquisadora do LIS, Dalia Romero, que também é coordenadora do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso).

Às 10h, haverá apresentações de Dalia Romero, que falará sobre "Acesso livre à Informação e Gestão em Saúde da Pessoa Idosa – Experiência do LIS/Icict e compromissos com o SUS, seguida de Cristina Lobo, que abordará "O papel da Cosapi no incentivo de Experiências Exitosas de Gestão Estadual e Municipal em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa", e Jorge Nundes (CTIC/Icict), que fará a apresentação do site "Saúde da pessoa idosa: boas práticas" – Colaboração do CTIC/Icict/Fiocruz.

A partir das 10h45, serão mostradas quatro experiências exitosas, das 12 apresentadas no site. São elas:

• 2013. Programa Acompanhante de Idosos (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Associação Saúde da Família, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Superintendência de Atenção à Saúde do Serviço Social da Construção Civil)

• 2014. Projeto Carta ao Amigo (Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo/Programa Acompanhante de Idosos/Associação Saúde da Família/SP)

• 2014. Construindo uma abordagem para redução das vulnerabilidades da população idosa ao HIV/AIDS no Estado do Rio Grande do Sul (CESI/RS)

• 2013. A Potencialidade do Profissional de Saúde para a Mediação de Conflitos Intra-familiares: a experiência do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso da Gerência de Programa de Saúde do Idoso (SMS/RJ)
O Icict/Fiocruz fica na Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

cartaz-digital_site-idoso-bc.jpg

 

Serviço
Assunto: Lançamento do site "Saúde da pessoa idosa: boas práticas
Data: Quarta-feira, 15/04/2015, às 9h30
Local: Auditório do Icict/Fiocruz, na Av. Brasil, 4.365, Pavilhão Haity Moussatché, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca