Um olhar diferente ao usuário.

23 votos

post.jpg 

  Uma reflexão que nós profissionais de saúde devemos fazer é: como meu trabalho pode efetivamente se tornar um meio de promover a saúde?

  Compreender o processo saúde-doença, por meio de modelos interativos que incorporem ações individuais e coletivas é fundamental para a superação de um modelo de atenção biologicista, medicalizante e prescritivo.

  Nós profissionais de saúde precisamos desenvolver a percepção de como a população compreende suas práticas de saúde, fazendo uma construção conjunta. Temos que imaginar o usuário, assim como nós, tem a  capacidade de perceber e explorar o mundo externo a partir de experiências pessoais, cultura, crenças, valores, interesses e pressuposições.De acordo com Brêtas e Gamba (2006) um bom profissional da área da saúde é aquele capaz de traduzir o inaparente, o indizível em um primeiro contato com o ser doente. Ao compreender que o corpo humano não é um produto genérico isolado, pois existe em relação com outros seres em um dado contexto social, cultural e político, entendem que, para cuidar da pessoa, faz-se necessário considerar algumas questões pertinentes ao vínculo saúdedoença-adoecimento-sociedade: as condições de vida impostas e os estilos de vida escolhidos pelos próprios indivíduos.