Ação de combate à dengue fiscaliza sucatas em Teresina

13 votos

dengues.jpg

Com o período chuvoso, as possibilidades de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, aumentam, consideravelmente, bem como os casos suspeitos da doença. Só no primeiro trimestre deste ano foram notificados 1.887 casos suspeitos no Piauí, e deste total, 1.091 foram apontados em Teresina. Situação, esta, que tem provocado lotação nos postos de saúde da capital.

Diante deste cenário, a Prefeitura de Teresina, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Sul) realizou na manhã de ontem (23), a ação de fiscalização das sucatas, para alertar aos proprietários que tomem os devidos cuidados com água parada.

A iniciativa que iniciou no Bairro Santa Luzia, zona Sul, escolhida por ter grande incidência de sucatas, contou com uma equipe formada por 12 fiscais, sendo quatro fiscais motorizados, um caminhão e três garis. Para Alberto Melo, assistente técnico da fiscalização da SDU/Sul, a ação é para combater o mosquito transmissor da Dengue. Serão mais de 20 sucatas que serão fiscalizadas, oportunidade em que será solicitado o apoio aos proprietários.

“Nosso objetivo é tentar combater esse mosquito. Estamos trabalhando em terrenos baldios, sucatas, na regularização, cobertura da mesma e em casas abandonadas. É um trabalho constante, que deverá ser feito todos os dias, não apenas por nós, o ideal é que a população contribua, para se ter melhores resultados”, esclarece o assistente técnico.

Alberto Melo garante que a ação fiscal é um trabalho  com a finalidade de orientar e alertar os proprietários sobre os problemas de saúde que a água parada pode trazer para todos.

“Essa nossa fiscalização é mais um trabalho de repressão, no sentido de orientar e alertar os proprietários dos imóveis, fazendo o monitoramento e tentar conscientizá-los de que não só eles podem adoecer, mas a família e os vizinhos também”, destaca.

A ação tem mobilizado os proprietários de sucata para realizar limpezas diárias ou colocar lonas no material trabalhado, e caso estes descumpram a exigência, serão notificados.

A fiscalização deve continuar nos próximos dias. Hoje (24) será visitado o Bairro São Pedro, também na zona sul e estão previstos ainda o Bairro Vermelha e os adjacentes.

FONTE:

Virgínia Santos e Marcia Gabriele