Malária e longevidade são temas de dissertações de mestrado apresentadas dia 30/04 no PPGICS/Icict/Fiocruz

11 votos

Alunas analisaram jornais e revistas dos séculos 19 e 21, e mostram que estigmatização de doentes e superficialidade de cobertura continuam atuais

Duas defesas de dissertação de mestrado agitam o dia 30 de abril, quinta-feira, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict. Às 10h, Andréa Arruda, orientanda da professora e pesquisadora Inesita Soares de Araujo, defenderá “Imprensa, Estado e Malária no Amazonas: vozes e sentidos tecidos no tempo”.

Em sua pesquisa, Andréa Arruda analisa como o poder público e os jornais amazonenses “significaram a malária no agravamento de sua condição epidemiológica, no contexto do Ciclo da Borracha (século XIX) e como significam no período contemporâneo, quando a doença ainda é capaz de produzir entre 100 e 200 mil adoecimentos anuais somente no Amazonas”. Para isso, Andréa pesquisou 47 textos de jornais e documentos oficiais produzidos nos períodos de 1898-1900 e 2005-2007.

A defesa de Andréa Arruda acontecerá na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, e terá como titulares de sua banca a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que também é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC), e Janine Cardoso, do PPGICS. Como suplentes, Kátia Lerner (PPGICS) e Gilberto Hochman, também do PPGHCS/COC.

Na parte da tarde, às 14h, será a vez de Agatha Lemos, com a sua dissertação “Longevidade saudável na mídia: entre a medicalização e a promoção da saúde”, orientada pela pesquisadora Maria Conceição da Costa (PPGICS). Agatha Lemos investiga qual a abordagem que as revistas Saúde é Vital (Editora Abril) e Vida e Saúde (Casa Publicadora Brasileira), nos anos de 2004 e 2014, deram ao tema. Agatha comparou cada edição das revistas com elas próprias, esmiuçando 70 textos e 150 propagandas selecionadas.

A banca que analisará o trabalho será formada por Adriana Kelly Santos (PPGICS) e Simone Pallone Figueiredo, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, além dos suplentes Adriana Aguiar (PPGICS) e Marina Ramalho (Museu da Vida/Fiocruz). A apresentação também será na sala 213.

O Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, onde serão realizadas as defesas, fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos. Outras informações podem ser obtidas junto à Gestão Acadêmica do Icict, pelos telefones 3882-9033, 3882-9063 e 3882-9037, ou pelo e-mail [email protected]

Outras informações, acesso o site do Icict