Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação à Distância

0 votos

Olá, boa noite!

 

Entre as diversas metodologias de ensino, encontra-se a metodologia de Educação à Distância (EaD), a qual utiliza a tecnologia de informação e comunicação (TIC) como uma nova perspectiva para a educação à distância. 

Por experiência própria, estou realizando no momento uma Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica via EaD. O Curso é realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que utiliza o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle, sendo uma ferramenta de gestão de cursos, ofertados na modalidade a distância, e de apoio ao ensino presencial.

Como tutor, já gerenciei um curso à distância do Sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus. Esse curso utiliza a plataforma do UniverSUS. O UniverSUS é um programa do Ministério da Saúde que se propõe a desenvolver e disponibilizar gratuitamente cursos a distância sobre informação  e informática em saúde e ambientes virtuais para o trabalho colaborativo.

O uso das TICs nos cursos de EaD permite oferecer um processo educacional interativo com produção de conhecimento tanto individual quanto em grupo ao utiliza ambientes virtuais de aprendizagem. O uso da metodologia EaD possibilita uma maior acessibilidade aos estudantes residentes em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos e ainda, para aquelas pessoas que não conseguem cursar um ensino regular no período apropriado, a EaD é apropriada.

 

Abraço, 

 

Gustavo Cabral