Tecnologia Em Saúde- Prontuário Eletrônico

10 votos

     O avanço tecnológico trouxe modificações na área da saúde, oferecendo cada vez mais opções  nos processos de trabalho,  principalmente utilizando a ferramenta Internet. Essa modificação ocorre desde o nível micro (instituições de saúde) ao macro (governamental).
     Se tratando das instituições de saúde, umas das modificações perceptíveis é a mudança do prontuário de papel para o prontuário eletrônico do paciente (PEP). O desenvolvimento de prontuários  em sistemas de processamento digital, possibilita agregar muito mais informações sobre aquele paciente, facilitando o atendimento ao próximo profissional de saúde que terá acesso a todo histórico de saúde daquele cliente, possibilita que mais de um profissional possa consultar o prontuário ao mesmo tempo, evita a ilegibilidade e não necessita de um lugar extremamente grande para sua guarda( os prontuários de papel  precisam de um lugar específico, pois devem permanecer nas instituições de saúde por no mínimo 20 anos).
     Devido aos avanços e disponibilidade das soluções tecnológicas de processamento de dados está ocorrendo  uma mudança na forma em que são criadas, mantidas, e recuperadas as informações de saúde. Existem grupos de pesquisadores dedicados à exploração de três temas centrais relativos ao prontuário eletrônico de saúde: arquitetura, conteúdo, e desenvolvimento de software aberto.  Esses estudos ganharam impulso graças ao interesse do Ministério da Saúde em estabelecer à nível nacional um sistema padronizado de coleta e processamento de dados.
     A implantação do  PEP é um processo relativamente simples, mas que vem encontrando muita resistência por parte dos profissionais de saúde. A falta de habilidade e a resistência a mudanças são os principais impeditivos na aderência ao PEP. É preciso uma educação continuada com os profissionais, para que esses possam tirar suas dúvidas, aprender a manusear  a tecnologia e explora-la da melhor forma.

Referência: Santos SR, Paula AFA, Lima JP. O enfermeiro e sua percepção sobre o sistema manual de registro no prontuário. Rev Latinoam. Enfermagem, 2003.