Corresponsabilização

16 votos

maxresdefault.jpg

 

  Olá RHS,

A educação permanente é o apoio institucional surgiram como estratégias objetivando qualificar o processo de cuidado em saúde, para garantir os princípios do SUS e a efetivação dos atributos da Atenção Básica à Saúde, no cotidiano das práticas. Ele surgiu por causa das limitações do modelo biomédica frente as complexidades das questões do processo saúde-doença, processo este que comporta diversas dimensões da vida dos indivíduos. Esse conjunto de fatores apontaram para um modelo de atenção à saúde com olhar ampliado no desenvolvimento de atenção/intervenções, que atendam os determinantes sociais da saúde e compreendam as demandas de saúde não apenas físicas, mas sociais e psicológicas. 
Por mais que o processo de adoecimento dos sujeitos passe pelas condições genéticas, existem evidências de uma importante contribuição de aspectos relacionados ao ambiente social e físico, aos comportamentos culturais ou socialmente construídos/determinados e à natureza da atenção à saúde oferecida.
A fragmentação das ações e serviços de atenção em saúde com vista a instituir sistemas integrados e capazes de garantir acesso, integralidade e continuidade da atenção, com vista a garantir a integralidade do cuidado. Todos esse fatores apontam para a necessidade da organização do serviço em Redes. A RAS incorpora três elementos: um território-população, uma estrutura operacional que a viabilize, e a adoção de modelos de atenção.  Os modelos são sistemas lógicos que organizam o funcionamento da RAS articulando as necessidades da população às intervenções de saúde, considerando suas vulnerabilidades e riscos bem como a situação demográfica, epidemiológica e os determinantes sociais. 
O apoio institucional aparece como uma estratégia de corresponsabilização e gestão participativa, fortalecendo a cogestão.
 

Referências

Casanova Angela Oliveira, Teixeira Mirna Barros, Montenegro Elyne. O apoio institucional como pilar na cogestão da atenção primária à saúde: a experiência do Programa TEIAS – Escola Manguinhos no Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc. saúde coletiva  [Internet]. 2014  Nov [cited  2015  May  13] ;  19( 11 ): 4417-4426. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014001104417&lng=en.  https://dx.doi.org/10.1590/1413-812320141911.14702013.