CURSO DE FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM:UFSM/RS

12 votos

Às 14h de hoje, 08/01, assista online (no multiweb, CPD/UFSM/RS), a defesa da dissertação, "Ser-adolescente que está cumprindo medida sócio-educativa: compreensão à luz da fenomenologia de Heidegger"

Mestranda: Dilce Rejane Peres do Carmo

Orientadora: Dra. Stela Maris de Mello Padoin

 

Banca: Profª Dra. Stela Maris de Melo Padoin – UFSM, Profª Dra. Ívis Emilia de Oliveira Souza – EEAN/UFRJ, Profª. Dra. Eliane Tatsch Neves – UFSM, Profª. Dra. Cristiane Cardoso de Paula – UFSM.

 

Link:

200.18.45.6/web/cpdeventos/transmissao/

ou : www.multiweb.ufsm.br/web/

 

———

 

Em anexo, o programa do 1º Módulo do CURSO DE FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM, que acontece na Universidade Federal de Santa Maria/RS, organizado pelo Departamento de Enfermagem, entre os dias 05 e 08 de janeiro de 2010.

 

Na tarde do dia 07/01, assistimos ao filme "Minha Vida", suscitando um breve estudo de conceitos a partir da fenomenologia. Revelador pode ser emocionar-se outra vez com este "texto imagético", que possibilita mensagens de como "morrer é (pode ser) uma forma […] de aprender sobre a vida"; "que às vezes os sonhos se realizam"; "aceitação das pessoas dos familiares, porque eles serão sempre os seus"; abordagens quantitativas (diagnóstico, tempo cronológico, percentagem de sobrevida etc) x abordagens qualitativas (amor; percepção de detalhes, sons, cores/vestimenta, corpo/empatia; esperança – "Como pode tirar minha esperança, se isso é tudo que tenho"?) etc.

 

 

 

"O filme sugere mudanças de rumo e nos remete a uma necessária transformação em nossas vidas e relações. Lançado em 1993 e estrelado por Nicole Kidman e Michael Keaton, o filme conta a emocionante trajetória de Bob Jones (Keaton) que está prestes a ser pai e descobre-se  portador de uma doença terminal."

 

OBS: O 2º Módulo ocorrerá em maio/2010, e não em março como diz no anexo.