Parte das doações de sangue acaba no lixo

7 votos

ss.png

Os bancos de sangue, além do estoque baixo, enfrentam outro problema: grande parte das doações acaba no lixo por causa do excesso de gordura.

Foi com surpresa que os técnicos do banco de sangue de Mato Grosso do Sul perceberam que hábitos de vida estão comprometendo a qualidade do sangue coletado.

No laboratório, os componentes do sangue são separados. O Hemosul reúne doações de todo estado. De 500 a 800 bolsas por mês são descartadas porque estão com uma camada de gordura no sangue.

O percentual de perda das bolsas de sangue chega a 15%. O pai de Rodrigo morreu de infarto. O pintor de 32 anos não está acima do peso mas o sangue que ele doou não pode ser usado por causa do alto percentual de gordura. “Fiquei preocupado, muito preocupado. Vendo isso ai vou tentar correr, malhar. Fazer o que tem que ser feito”, diz Rodrigo

Os médicos explicam que o corpo da gente precisa de gordura. Mas quando existe o excesso… “Pode provocar a formação de placas de gordura no sangue levando ao entupimento. Esses entupimentos provocam infarto, derrame e morte súbita”, explica Cláudio Soares, cardiologista.

E essa gordura no sangue se acumula silenciosamente. O que está no prato hoje pode se transformar em gordura amanhã. Mais da metade da população está acima do peso
Cuiabá é a capital com mais obesos, seguida de Porto Alegre e Campo Grande, que está em terceiro lugar, empatada com outras cinco capitais: Curitiba, Manaus, Natal, Porto Velho e Rio de Janeiro.

No Hemosul, a direção está pedindo aos doadores para fazer uma dieta balanceada e leve dois dias antes de doar sangue. “Não comer pizzas, bolachas doces, churrascos. Todas aquelas comidas que tem muita gordura trans”, afirma Eliana Nora, coordenadora da Hemorrede.

https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/10/excesso-de-gordura-leva-parte-das-doacoes-de-sangue-para-o-lixo.html