“Demorei 90 anos para achar a pessoa certa, mas já estamos juntos há oito anos”

11 votos

idosos3_1.jpg

Um casal de idosos de Sorocaba (SP) vai comemorar o Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (12), de uma maneira diferente. Em vez de jantar em um restaurante sofisticado, programa preferido pela maioria dos casais, Mario Anhaia Sobrinho, de 98 anos, e Maria Tereza da Silva, de 78, vão celebrar a data na casa de repouso onde se conheceram e moram juntos.

O encontro dos noivos aconteceu por acaso, quando a ex-comerciante foi visitar a Vila dos Velhinhos, em Sorocaba, há nove anos. Ela lembra que, na época, vivia uma rotina triste após a morte do pai de seus três filhos. “Ele morreu e deixou tudo para mim, mas eu não queria dinheiro e bens. Trocaria tudo pela companhia dele novamente”, diz Maria.

Cansada de ficar em casa remoendo a saudade que sentia do companheiro, Maria seguiu o conselho da filha e resolveu visitar uma casa de repouso acompanhada de uma das seis netas. “Fui visitar a Vila dos Velhinhos. Quando cheguei estavam todos reunidos na sala e assistindo ao futebol. Coloquei minha neta no colo e sentei do lado dele [Mario]. Contei minha história e disse o quanto estava sofrendo. Ele ouviu tudo com atenção, foi muito carinhoso comigo", lembra.

Do encontro casual surgiu o amor entre os dois, que engataram um namoro. Os dias passaram a ser de passeios em shoppings e parques. Ao final de cada programa romântico, Mario voltava para a casa de repouso e Maria ia para a casa onde morava. Cansada da separação diária, a idosa resolveu vender casa e o comércio que tinha para morar na Vila dos Velhinhos, após 18 meses de namoro.

Os dois oficializaram a união em um cartório e fizeram uma cerimônia no local onde se conheceram, com amigos e conhecidos. Se para ela o casamento foi o reencontro com a felicidade de ter um companheiro ao seu lado, para ele foi a despedida de uma vida de solteiro convicto. “Mesmo tendo conhecido várias ‘Marias’ em minha vida, apenas essa me conquistou. Demorei 90 anos para achar a pessoa certa, mas já estamos juntos há oito anos", comemora Mário.
Após o cartório, festa foi feita na instituição.

Envergonhada, Maria revela como foi a primeira noite com o marido, com direito a um quarto decorado por funcionários da instituição. “Cheguei no quarto com flores e decidi tomar um banho e relaxar, mas teve um problema: o chuveiro estava queimado. Dei risada e pensei: ‘Meu Deus, que água gelada! Mas depois eu me esquento’, lembra, aos risos.

Os planos para comemorar o dia 12 já estão prontos. Segundo Maria, presente é bom, mas o segredo para um relacionamento duradouro é o companheirismo. “Vamos aprontar alguma coisa, talvez eu dê um presente para o meu menino", revela.

Com a experiência de dois casamentos, a idosa aconselha os mais novos e explica o que entende sobre o amor. “Esse sentimento pode ser sentido de várias maneiras e intensidades, na verdade, não tem uma definição certa, mas digo que ele segura e move uma pessoa”, finaliza.

https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/06/casal-de-idosos-planeja-dia-dos-namorados-em-casa-de-repouso.html