Recursos terapêuticos são oferecidos em unidades de saúde

12 votos

reiki.png

Os recursos terapêuticos na medicina têm aumentado nos últimos anos e em Uberlândia esta prática pode ser encontrada na rede pública. Na cidade, estas opções são oferecidas em oito Unidades de Saúde Básica (UBS) e Centro Especializado de Reabilitação (CER). Na rede são atendidas em média 800 a 900 pacientes por mês.

O tratamento sem remédios está na rede pública há mais de 11 anos, mas de acordo com o biomédico Marcos Aparecido Silva, há uma certa resistência por partes dos pacientes, já que a maioria confunde a prática com algum tipo de religião. “O preconceito ainda existe. As pessoas perguntam se é alguma coisa ligada a religião e confundem muito essas práticas, principalmente miopatia, acupuntura, reiki, que são técnicas com imposição de mãos. Mas eles mudam de ideia quando veem e recebem essas técnicas, que promove a saúde e previne até mesmo o tratamento de algumas doenças crônicas e quando eles sentem essas melhoras”, afirmou o biomédico.

O tratamento de acupuntura dura em torno de dez sessões e é feito na UBS do Bairro Brasil. A auxiliar administrativa Léa Aparecida Souza optou pela auriculoterapia, que é a colocação de semente de mostarda em pontos estratégicos da orelha. Ela fala que o procedimento que antes só era possível na rede particular, está mais acessível. “Isso ajudou demais, porque se fosse para eu fazer esse tipo de tratamento de forma particular eu não teria condições”, disse.

Outra prática oferecida pelas UBSs é a sessão de reiki, onde a auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Barbosa fica com as mãos impostas sobre o paciente. Essa prática segundo ela não tem nenhuma ligação com religião e é apenas a ciência em sintonia com a saúde. “É um tratamento que nós realizamos para fazer a reposição das energias, que perdemos no decorrer do dia. Todos nós temos problemas e essa prática tem ajudado os pacientes a encontrar o equilíbrio”, ressaltou.

A população pode encontrar os tratamentos de acupuntura nas UBSs dos bairros: Alvorada, Morumbi, Jardim Célia, Morada do Sol, Brasil e Nossa Senhora das Graças. Já o serviço de miopatia estão disponíveis nas UBSs dos bairros: Custódio Pereira, Brasil, Patrimônio. Essas práticas podem ser encontradas no CER. Para ser atendido, não é preciso encaminhamento médico, é necessário apenas ir até uma unidade de saúde e agendar.

https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/06/recursos-terapeuticos-sao-oferecidos-em-unidades-de-saude-de-uberlandia.html