Precisa de remédio? Conheça os alimentos que aliviam os incômodos mais comuns do inverno

11 votos
É só a temperatura cair em alguns graus para o corpo começar a apresentar sinais de desconforto e readaptação. Mesmo no inverno pouco rigoroso do Brasil, é preciso dar atenção à alimentação, não apenas para evitar o ganho de peso – o organismo tem maior gasto energético nessa estação e a tendência é comer mais para repor os nutrientes -, mas também para manter a saúde em alta. "O inverno é uma época do ano em que o nosso corpo precisa de vitaminas e minerais para aumentar nossas defesas e prevenir gripe, resfriados e demais enfermidades típicas da época de frio", explica a nutricionista Ana Maria Gonçalves, coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR. 
 
 
Além de reconfortantes e super tentadores, alguns alimentos típicos da estação mais fria do ano têm o poder de fortalecer o sistema imunológico e aliviar os principais incômodos que atacam nessa época, como doenças respiratórias, alergias, dores musculares e até cólicas menstruais. "Uma boa alimentação, até rica em alimentos mais calóricos que aceleram o metabolismo, ajuda o organismo a produzir calor e regular a temperatura interna, aumentando a imunidade", explica o ginecologista Dr. Domingos Mantelli. Alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, acerola, goji berry, por exemplo, ajudam as células mucociliares no transporte das secreções, enquanto as raízes e tubérculos, segundo a nutricionista Ana Beatriz Vieira Pinheiro, estimulam o sono e são de fácil digestão.  
 
 
 
 
Feira no inverno: conheça os alimentos que aliviam os incômodos mais comuns do inverno (Foto: Reprodução / Pexels)
 
Sopas e caldos de vegetais caseiros
 
Nada de alimentos crus no inverno! Privilegie alimentos e modos de preparo que aqueçam o corpo internamente. A nutricionista Ana Beatriz Vieira Pinheiro indica temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, curry, páprica, alho e cebola e lembra: "tomate, pepino, manga, melão, melancia e menta são alimentos que esfriam o corpo e devem ser evitados nesta época". 
 
Vá fundo nas sopas: além de quentinhas, elas são nutritivas, pois contêm muitas vitaminas classificadas como hidrossolúveis (dissolvem na água) e proteína. Elas também são de fácil digestão, de forma que o organismo não gasta muita energia para metabolizá-las. "Prefira as de legumes e verduras, principalmente as de folhas como repolho, espinafre e agrião. Cuidado com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois estas costumam ser mais calóricas", recomenda Ana Maria Gonçalves.
Chás variados com canela ou gengibre
 
Quando pensamos em inverno, logo vem à mente a imagem de uma coberta sobre a cama e um chocolate quente na mesinha ao lado, não é? Mas além de serem menos calóricos, os chás apresentam mais benefícios para a saúde, como a proteção das artérias, a melhora da digestão e propriedades anti-inflamatória e antioxidante. 
 
 
Alguns alimentos que podem ser incluídos no preparo do chá têm potencial efeito antibiótico, como aponta o Dr. Gilberto Kocerginsky, médico ortomolecular da clínica Linnus. "O gengibre é uma raiz rica em vitamina C, capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres." A presença de zinco também faz do gengibre um excelente aliado no processo de imunidade e controle de infecções respiratórias, assim como o alho e o mel. Já a canela, não só tem ação estimulante e termogênica, como também é antidiarreica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces.
 
 
 
Feira no inverno: conheça os alimentos que aliviam os incômodos mais comuns do inverno (Foto: Reprodução / Pexels)
 
Oleaginosas: amêndoas, nozes e avelãs 
 
Ótima fonte de proteínas, fibras, vitaminas do Complexo B, zinco, magnésio, ácidos graxos essenciais e selênio, as oleaginosas ajudam a desintoxicar o corpo, melhorando a imunidade. Quando consumidas sem exageros, também atuam na prevenção da depressão que costuma atingir muitas pessoas no inverno e no melhor desenvolvimento das capacidades cerebrais, pois são muito ricas em vitaminas e em selênio. 
Chocolate
 
O chá pode até ser uma melhor opção de bebida do que o chocolate quente, mas isso não quer dizer que essa delícia derivada do cacau não possa ser incluída na dieta. Segundo Ana Maria Gonçalves, esse é um alimento funcional que contém muitas propriedades que o corpo necessita. Dê prioridade ao chocolate amargo, pois possui uma grande quantidade de antioxidantes.
Frutas
 
Não importa qual seja a estação do ano, as frutas estão sempre na lista dos alimentos recomendados pelos nutricionistas para promover o bem estar. E com a chegada das temperaturas mais amenas por aqui, é possível aproveitar a oferta de frutas frescas que não se dão tão bem com o calor típico do verão brasileiro. Ana Maria Gonçalves Abacaxi explica que o abacaxi, o morango e o caju são ricos em vitamina C, um nutriente muito importante para o sistema imunológico, além de serem fontes de antioxidantes.
 
Frutas cítricas como laranja, limão e tangerina também são ricas em vitamina C, ajudando na prevenção de doenças, e fornecem fibras e ácido fólico. Já a pectina presente na maçã auxilia no combate ao vírus da gripe. As frutas vermelhas em geral também são aliadas do sistema imunológico, principalmente, em função dos antioxidantes presentes na casca e nas sementes. Outro problema recorrente do inverno são as dores musculares e a câimbra, que podem ser resultados da carência de alimentos ricos em potássio, como a banana, que também é  uma excelente fonte de fibra e vitamina B6, aponta Gilberto Kocerginsky. 
 
 
 
Feira no inverno: conheça os alimentos que aliviam os incômodos mais comuns do inverno (Foto: Reprodução / Pexels)
Alho
 
"O alho é considerado um importante anti-viral, podendo ajudar na destruição dos vírus pela célula de defesa", explica a endocrinologista Flávia Junqueira, da Clínica Goa Health Club. Nessa época do ano, especialmente, esse ingrediente tão básico vai ser presença confirmada na sua lista de compras, pois se torna indispensável para o preparo de sopas, ensopados e caldos e tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória pela presença da substância alicina. 
Iogurte
 
Iogurtes ricos em probióticos – bactérias usadas como promotores de crescimento e imunoestimulantes para prevenir e tratar doenças – auxiliam na produção de células de defesa no intestino. “Alimentos fontes de probióticos ajudam a manter nossa microbiota intestinal em dia, o que garante uma melhor absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e regulação do centro fome/saciedade”, explica a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia. 
Cogumelos 
 
Sabe aquele risoto de cogumelos que esquenta a alma e combina perfeitamente com uma taça de vinho? Agora você tem mais uma razão para apreciá-lo. De acordo com Flávia Junqueira, os cogumelos, principalmente o shitake, possuem componentes importantes para a construção das células de defesa do organismo e auxiliam a produção e manutenção dos níveis de Vitamina D. Sua ação imunoprotetora, antifúngica e antioxidante também se deve à presença de proteína e sais minerais.
Ovos
 
São extremamente necessários no inverno, pois fornecem uma boa quantidade de proteínas, ácido graxos, ômega 3 e fosfolipídios, que atuam no transporte dos nutrientes até o cérebro. 
 
Fonte: Bem Estar