Acesso e acolhimento na atenção básica

12 votos

acolhimento.jpg
  Pesquisando sobre acolhimento achei um artigo interessante que fala sobre acesso e acolhimento na atenção básica.
  De acordo com o artigo acesso e acolhimento articulam-se e se complementam na implementação de práticas em serviços de saúde, na perspectiva da integralidade do cuidado.  A acessibilidade possibilita que as pessoas cheguem aos serviços, e o acesso permite o uso oportuno dos serviços para alcançar os melhores resultados possíveis.
  No contexto atual de construção do SUS, é fundamental a proposta de acolhimento,como diretriz operacional dos serviços de saúde. Segundo Franco et al. , o acolhimento propõe inverter a lógica de organização e o funcionamento do serviço de saúde, partindo de três princípios: (a) atender a todas as pessoas que buscam os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal; (b) reorganizar o processo de trabalho, deslocando seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional; (c) qualificar a relação trabalhador-usuário a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e de cidadania.
  Portanto, acolhimento deve ser visto, como um dispositivo potente para atender a exigência de acesso, propiciar vínculo entre equipe e população, trabalhador e usuário, questionar o processo de trabalho, desencadear cuidado integral e modificar a clínica.
  O acolhimento tem uma grande importância na atenção básica de saúde e toma, como referência, algumas de suas características, como destaca Starfield : porta de entrada, integração aos demais níveis do sistema, coordenação do fluxo de atenção.Nesse sentido, é fundamental a avaliação de experiências como a Estratégia Saúde da Família a
partir do olhar de profissionais e usuários sobre que acesso e que acolhimento estão sendo produzidos no cotidiano de suas práticas.

Referência:
SOUZA Elizabethe, et.al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma  análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2008