Projeto Patas no Divã – Terapia Assistida por Animais no Hospital Auxiliar de Suzano

11 votos

Quinzenalmente Drika e Duda, as duas cachorras da raça Golden Retriever que atuam no Projeto Patas no Divã, Terapia Assistida por Animais (TAA), atravessam os corredores do Hospital Auxiliar de Suzano (HAS). Pacientes, acompanhantes e funcionários desejam abraçar, acariciar e tirar fotos com elas.

foto_3.jpg

O trabalho é realizado pela Psicóloga e Docente da Universidade Braz Cubas, Dra. Karen Thomsen Corrêa, pesquisadora da técnica de TAA e coordenadora do projeto. Karen acredita que através do contato com os cães é possível obter melhoras significativas nos quadros de ansiedade e depressão do paciente, além de desviar do foco da doença, promovendo a quebra de rotina hospitalar. Os animais que fazem parte do projeto foram selecionados, treinados e socializados e seguem rígido controle de saúde e assepsia, antes de atuarem nas instituições.

O Diretor Executivo do HAS, Dr. Fabio Yoshito Ajimura, reconhece que “esse tipo de terapia propicia grandes benefícios, sejam físicos ou mentais, uma vez que a presença dos animais ameniza o ambiente hospitalar e tem impacto em todos, levando a uma maior interação social entre pacientes, familiares e mesmo entre os profissionais envolvidos na assistência. Devido ao perfil de longa permanência existente em nosso hospital, não é raro que seja o único contato do paciente com um animal em anos, ou mesmo o primeiro contato que uma criança teve com um animal na vida”.

foto_1.jpg

O projeto Patas no Divã existe há nove anos e mantém parcerias com hospitais, escolas e clínicas da Região do Alto Tietê. Em 2007 o Hospital Auxiliar de Suzano foi a primeira instituição hospitalar a receber o projeto que perdurou por dois anos e recomeça as atividades agora. A intervenção contará com o acompanhamento dos alunos do curso de Psicologia da Universidade Braz Cubas.

Esta iniciativa tem o apoio da Seção de Psicologia e Unidade de Educação Permanente do HAS.

foto_2.jpg foto_4.jpg

Fonte: HC em Notícias, n. 8270 – Abril de 2015