E assim foi minha experiência com a RHS neste semestre, em torno da disciplina Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, FS/UnB. O Professor Gustavo Nunes orientou os debates sobre os mais diversos temas e meus colegas da Saúde Coletiva trouxeram grandes colaborações para a construção dos conteúdos. Um destaque para os mediadores e curadores da Rede pelos seus comentários. Sigamos replicando estas iniciativas de grande valor para o cuidado à saúde e para o SUS.
Grande Abraço a todas e todos.
João Armando Alves
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por JoaoArmandoDSC
Não pelas afinidades, mas pelas diferenças. Olhar para o outro e perceber que seu processo de construção como sujeito/ator precisa ser reconhecido e respeitado para que ele possa respirar e refletir sobre suas próprias ações. Apoiá-lo na conquista de seu espaço no coletivo, que sabemos bem, não é caminho curto nem fácil.
Você é atenta aos significados da subjetividade e por isto, tão importante na composição desta Rede.
Abraços
João
E tem tudo a ver com a vida em redes pois a interlocução é deliciosa quando acontece. E principalmente quando a escuta é polifônica, quando o que falamos dá margem ao aparecimento ou produção de muitos sentidos. Isso é de uma riqueza imensa e mostra a potência de uma rede.
Um destaque para a tua participação sempre muito interessante e conectiva.
abrasus,
Iza
Por JoaoArmandoDSC
Assim fica bom dialogar, se expressar, participar e sorrir.
Depois é só deixar crescer o afeto, o compromisso, a responsabilidade e o envolver-se naturalmente!
Percebi isto no seu trabalho Iza.
Abra SUS, para que todos entrem e sintam-se acolhidos.
Sigamos nos sonhos possíveis…
João
Sigamos na potência de vida que os afetos nos proporcionam.
Por Cláudia Matthes
por que ele mexe com o encantamento do encontro. O olhar que faz o outro maior, que potencializa o outro. Todo encontro é um grande aprendizado desde que estejamos abertos para esse.
Um abraço com carinho e, na certeza que a todo momento,e a todo encontro um dos órgãos do sentidos farão pulsar mais forte nosso coração.
Vida para todos!
Com afeto Peju
Por JoaoArmandoDSC
…e o afeto como matéria prima para mover a ciranda em todos os seus sentidos e significados.
Grande abraço Cláudia!
João
Por deboraligieri
Caro João.
Lendo seu texto, lembrei de um debate que fizemos aqui na rede sobre o post de uma colega sua, a Carina, sobre a escuta: https://redehumanizasus.net/90510-a-escuta
Ampliando o debate, você nos traz mais uma situação em que a escuta enriquece e potencializa a experiência vivida: a do aprendizado. Através da escuta, não são apenas xs alunxs que aprendem, mas também xs professorxs. Esta foi uma experiência que também vivi nas aulas do Professor Ricardo Teixeira sobre comunicação e saúde: https://redehumanizasus.net/85814-a-saude-publica-nao-esta-nua
Neste caso das aulas do Professor Gustavo, compartilhadas em rede, todxs nós conseguimos participar deste grande aprendizado democrático!
Assim, o sentimento de gratidão é, da mesma forma, compartilhado!
Abraços,
Débora
Por JoaoArmandoDSC
Agradeço pelo comentário e pelas dicas de leitura. Criamos outra comunidade neste semestre da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, onde tivemos também, a oportunidade de dialogar e refletir sobre suas aplicações e usos.
São experiências de grande valor de aprendizado para todos nós na RHS.
Abraços,
João
Por Emilia Alves de Sousa
Olá João Armando,
Muito gratificante encontrar a sua mensagem de agradecimento pela sua experimentação/convivência na Rede!
O compartilhamento dos saberes, das vivências é uma via de mão dupla. Todos os envolvidos saem ganhando. Portanto, também aprendemos muito com vocês nessa convivência dialógica.
Espero que continue seguindo conosco nesta construção dinâmica por um SUS melhor!
Abraços!
Emília