O HOSPITAL EXPANSIVO – FERRAMENTA FACILITADORA NA CONSTRUÇÃO COLETIVA

10 votos

Como podemos desenvolver as equipes para o diálogo, trabalhar as relações, os tencionamentos e construir soluções coletivas em um curto espaço de tempo?  Qual a possibilidade de trabalhar os conflitos de forma leve e descontraída?

humanizacao_jogo_5.jpgO Comitê de Humanização do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR organizou no dia 07 de julho, uma oficina com o apoio Frederick van Amstel, mentor intelectual da ferramenta, que foi desenvolvida como parte de uma pesquisa de seu doutoramento na Universidade de Twente, na Holanda.
A ferramenta possibilita organizar projetos multidisciplinares colocando os problemas de forma leve e descontraída, mesmo quando se tratam de questões difíceis, facilitando o desenvolvimento de estratégias para criar as soluções.

humanizacao_jogo_20.jpg
O objetivo da oficina foi trabalhar os conflitos instalados entre algumas Unidades nesta Instituição.

O Jogo “O Hospital Expansivo" em apenas três horas conseguiu motivar as equipes e colocar os tencionamentos em pauta. Apesar da diversão o grupo trouxe cinco pontos que consideraram importantes na construção de projetos:
  A gestão de projetos multidisciplinar não pode ser baseada apenas na hierarquia;
  A complexidade acumulada nos cargos de direção é tamanha que não é possível entender sozinho tudo o que está acontecendo;
  Projetos sem a participação dos afetados geram demandas emergentes, erros e retrabalho;
  Quando alguém faz o trabalho do outro sem seu consentimento, o outro perde a motivação em participar;
  A comunicação regular entre as categorias é essencial para que as pessoas se sintam à vontade em assumir erros e rever suas decisões.

humanizacao_jogo_35.jpg

  A oficina promoveu a correlação entre o jogo e o dia-a-dia das equipes oportunizando abertura do diálogo amenizando o conflito. A próxima etapa ficou agendada pra 24/07 e prevê a ampliação do grupo de diálogo para alinhamento dos objetivos e construção de soluções.

humanizacao_jogo_31.jpg