V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras
Com o tema, Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o municpio de Oeiras, localizado na Região sul do Piaui, deu início na úlltima quarta-feira (8) a sua V Conferência Municipal de Saúde.
A abertura do eventou, além da presença dos profissionais, usuários e conselheiros de saúde, contou também com a participação dos gestores. e teve como destaque a palestra proferida pela médica Patrícia Santos com ênfase no tema da conferência.
Na manhã do dia seguinte, a Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Aurilene Freitas, apresentou um painel com o panorama de saúde do município. Na sequência, foram debatidos os 8 eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, tendo em vista facilitar o debate, avaliar os problemas de saúde do município, e pensar as melhorias necessárias, sob a mediação da profissional Maria Gorete Pereira.
Na parte da tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos, onde cada um trabalhou dois eixos, garantindo assim o debate dos 8 eixos da 15ª CNS. Após a discussão e construção das propostas, foi realizada a plenária final com mais uma rodada de discussão para aprovação das propostas que deverão ser levadas para a VII Conferência Estadual de Saúde que será realizada no mês de setembro, em Teresina.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Oeiras, Francisco Lemontier, o evento superou todas as expectativas, pela participação e bom nível das discussões.
“Foi um evento muito participativo e importante para nossa cidade. Sem dúvida, um momento de planejamento de políticas públicas para o município. Foi tudo muito positivo, sobretudo as discussões. Um evento muito bem organizado, e com propostas bem mais abrangentes. Percebemos que os participantes desejam algo que não só beneficie a cidade, mas todo o estado”, destacou Francisco Lemontier.
A V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras foi encerrada com a eleição dos oito delegados que irão representar o município na etapa estadual.
Por patrinutri
Esta foto final, onde a população em plenária vota nas propostas construídas coletivamente é o símbolo e o ato da real democracia que queremos no SUS!
Cartões levantados, um grande SIM para o SUS!
Muito bom participar deste movimento aí em Oeiras PI, mesmo que à distância, na confiança de estarmos construindo uma saúde mais justa e de qualidade para todos os brasileiros!
Grande abraço,
Patrícia
Blumenau SC