Projeto Inclusão Digital – Lan House – Instituto Central

12 votos

A globalização fez com que a maioria das atividades burocráticas dos hospitais passasse a ser realizada eletronicamente e o acesso à internet trouxe uma grande contribuição às pesquisas pertinentes às áreas e a dinamização da comunicação em geral.

Pensando nos colaboradores que não utilizam a ferramenta na instituição, foi estruturada uma Lan House para atender a demanda.
O local recebeu materiais reaproveitados de outras áreas.  As máquinas obsoletas para o trabalho diário tiveram um Update feito pela Informática da “casa”.

O acesso é controlado por profissional, devidamente treinado, que alimenta um sistema cadastral. O colaborador pode permanecer no local por 30 minutos, o que pode ser estendido caso não exista fila de espera.

lan_house_-_inclusao_digital.jpg

Foto: Lan House, 4º andar do Prédio dos ambulatórios

Mensalmente, são realizados acompanhamentos estatísticos para quantificar a utilização e o tipo de acesso.

Para a realização do projeto, o setor de Informática do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) forneceu  27 (vinte e sete) máquinas e elaborou sistema de controle para manutenção. 

O objetivo do Projeto é possibilitar a inclusão digital dos colaboradores que não têm acesso à internet, no horário de descanso.

O desenvolvimento iniciou-se com o levantamento do total de funcionários sem acesso digital, com a escolha da área física e posterior montagem da estrutura, solicitação de maquinário, elaboração de sistema de controle, além do treinamento de funcionário para supervisão e controle do funcionamento do espaço.

A iniciativa obteve uma grande adesão por parte dos servidores, conforme controle estatístico realizado mensalmente.

Foram evidenciados, por meio de manifestações dos colaboradores, os benefícios que a Lan House proporciona aos usuários.

Concluindo, a tecnologia possibilita rapidez e praticidade de acesso à informação, o que aperfeiçoa a comunicação entre os indivíduos. Neste contexto, a liderança propiciou a seus colaboradores a oportunidade de vivenciar está realidade.

Estamos caminhando para uma nova era, onde todas as atividades e serviços serão online.

Por: Rita de Cássia S. M. Peres, Valquíria S. Ferino e Wânia A. Silva.

Os artigos publicados pela Rede Humaniza FMUSPHC são sem julgamento de conteúdo e de inteira responsabilidade do autor.