Maternidades desenvolvem ações de incentivo ao aleitamento materno

14 votos

aleitamento_0.jpg

Com o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos” estão sendo realizadas atividades educativas e culturais de incentivo ao aleitamento materno nas maternidades da Prefeitura de Teresina, com distribuição de brindes para as mães que estão amamentando, com o intuito de sensibilizar as empresas sobre a importância da amamentação para a saúde da criança.

As ações fazem parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que teve inicio no dia 1º e vai até o dia 7. Em Teresina, as atividades começaram no dia 3 (segunda-feira e irão até o dia 07.

A abertura do evento aconteceu às 8h, no Shopping da Cidade, com panfletagem e orientações sobre amamentação e trabalho, . A atividade foi  organizada pela Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).

A vendedora do Shopping da Cidade, Nairan de Sousa Silva, 23 anos, tem um filho de 3 anos e fez a amamentação da criança por dois anos. “Meu filho nunca precisou ficar internado, não teve nenhuma doença grave e sei que a amamentação é muito importante para a saúde da criança”, destacou.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, destaca que durante todo o ano as maternidades da Prefeitura de Teresina realizam ações para incentivar e orientar as mães. “O enfoque das palestras, rodas de conversas e orientações nos consultórios é a saúde e o desenvolvimento da criança”, ressalta.

Na Maternidade do bairro Promorar, no dia 31.07, às 15h, a nutricionista Cintya Rocha realizou uma palestra sobre amamentação, e a assistente social Aline Rosa  abordou os direitos da gestante e licença maternidade.

Programação da semana

Maternidade Prof. Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu Arcoverde II em Teresina, acontece a abertura da semana no dia 3, às 9h30, com programação alusiva ao aniversário de 20 anos da instituição. Na Maternidade funciona o banco de coleta de leite humano, que recolhe junto às mães doadoras, o leite que é destinado aos bebês prematuros.

Terça-feira, (4), o dia todo,  programação com enfoque no tema amamentação. Nos demais dias, a programação acontece às 9h00. Na quarta, dia 5,  serão comemorados os 20 anos da instituição com apresentação cultural. Na quinta-feira, (6),  apresentação de peça de teatro e na sexta, dia 7, um café comunitário e apresentação da banda de música 16 de Agosto.

Terça-feira (4), às 8h00, na Maternidade do bairro Satélite, atividade cultural, seguida de palestra com a nutricionista Flávia Mércia sobre aleitamento materno e fortalecimento do vínculo mãe e filho. Na quarta-feira, (5), a enfermeira Vanessa Santos fala do tema "aleitamento materno e as formas de garantir a continuidade durante o retorno ao trabalho."

Quinta-feira (6), às 8h30, palestra com a psicóloga Hévila Mota será sobre aspectos psicológicos relacionados à amamentação com realização de roda de conversa sobre mitos e verdades da amamentação. O espaço será facilitado pela fonoaudióloga Paula Oliveira,  pela enfermeira Simony dos Santos e pela assistente social Suzianne Santos.
 

Sexta-feira, (7), o evento será encerrado com uma panfletagem na maternidade,  e com  uma roda de conversa coordenada pela fonoaudióloga Paula Oliveira e pelo Neonatologista Carlos Veras,  com o tema "incentivo ao aleitamento materno e as situações em que a mãe é orientada a não amamentar", finalizando a semana.

aleitamento_2.jpg

aleitamento_3.jpg

aleitamento_4.jpg