Movimentos de combate em rede: a DENGUE e outras endemias na RHS
A força da ação coletiva se mostra amplificada pelo funcionamento das redes virtuais na vida contemporânea. Vimos a galera descer para as ruas em várias ocasiões, na busca de expressão para desejos de várias ordens.
Não é diferente quando se busca combater por intermédio de forças-tarefa as endemias ou epidemias que de quando em quando emergem no seio das populações. São momentos preciosos onde redescobrimos a vocação coletiva do trabalho em saúde e a sua necessária articulação intersetorial. Descobrimos também a nat
ureza conversacional da construção de estratégias, pois nas redes, assim como na tarefa do cuidado em saúde, a colaboração é tudo.
Assim, nasce na redehumanizasus.net, lugar virtual de encontro e trabalho coletivo, uma campanha para ajudar a reunir as forças de todos no combate à dengue.
A Dengue, assim como outras endemias, se mostram sazonais e, ao mesmo tempo, preocupantes, uma vez que a principal força em seu combate é a força de uma ação coletiva que extrapola o campo da saúde propriamente dito.
Precisa-se de ações que envolvam a comunidade em geral para a efetivação do controle de endemias.
E, por um certo tempo, o grupo de editores da RedeHumanizasus percebeu que em nossa rede também circulava esta preocupação.
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA DENGUE
HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE VIRA ARMA CONTRA A DENGUE NO RIO
DENGUE: SE VOCÊ NÃO AJUDAR, O BICHO VAI PEGAR!
AGENTE MIRIM DE COMBATE À DENGUE
NO CARNAVAL DA MELHOR IDADE DE IJACI A DENGUE DANÇA!
COMBATE À DENGUE FAZ PARTE DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO À CIDADANIA NO CER III SORRI-BAURU.
UTV EXIBE VIDEOAULA REALIZADA PELA FIOCRUZ SOBRE A HISTÓRIA DO MOSQUITO DA DENGUE
Com isso nos veio a ideia de contribuir mais efetivamente para que a RHS fosse também um espaço de troca de experiências efetivadas pelas equipes de saúde nesta luta contra a Dengue e demais endemias.
Estava então deflagrada a Campanha "Informação é o Maior Repelente contra a Dengue".
Esta passou a ser um espaço de destaque sobre a temática e também de troca de informações, aprendizado, e compartilhamento de experiências.
A campanha na RHS ganhou ampla divulgação nas mídias sociais: O post explicativo foi muito compartilhado no Facebook (638), recebeu alguns Tweets (80) e muitas leituras (1958).
Muitos vieram a atender ao nosso chamamento: de profissionais de saúde, usuários e gestores. Um espaço de tríplice inclusão, debate, contribuições e críticas.
A criatividade uniu-se a responsabilidade e seriedade nas ações demonstradas de muitas partes do Brasil.
Você poderá sempre revisitar este espaço, ou mesmo publicar novas informações, experiências, questionamentos sobre as endemias, pois toda esta produção coletiva ficará permanentemente na RHS agregada pela tag: dengue.
Bastará digitar na caixa de busca esta tag que você resgatará todo este material. Por isso, se tiver a intenção de fazer alguma publicação sobre a Dengue, Zycavirose e ChiKungunya não esqueça de acrescentar a tag: dengue para facilitar a pesquisa na RHS.
Além das experiências relatadas, recebemos alguns materiais que se constituem em um acervo sobre a temática da Dengue e demais endemias. Além disso, poderemos seguir atualizando este espaço informativo sempre que desejarmos.
Coletivo de Editores da Rede Humanizasus