Gestão, Trabalho e Processo de Trabalho

17 votos

      Na aula discutimos sobre Gestão, Trabalho e Processo de Trabalho. Sabia que havia uma diferença entre administração e gestão, mas que não estava muito clara, após a aula podemos entender que a Administração e Gestão  estão  relacionadas à forma de governar pessoas, organizações e instituições. Porém, a administração está voltada ao processo produtivo, buscando a eficiência e a relação custo beneficio, e a gestão são instrumentos técnicos como avaliar, monitorar, planejar, acompanhar, implementar e tem responsabilidades nos níveis de Saúde ( Federal, Estadual e Municipal). Por tanto, a gestão e administração depende de fatores ético, estético e político.  E chegamos à conclusão que a gestão engloba a administração.

    Outra questão é a do trabalho (conjunto de atividades  que o homem exerce para gerar um produto), e para isso passa por um processo de trabalho que na saúde está definido como a prática dos trabalhadores/ profissionais de saúde inseridos no cotidiano da produção e consumo dos serviços de saúde. No processo de trabalho podemos observar que há instrumentos material ( equipamentos, medicamentos ) ou não material ( saberes, agentes do processo). Já o objeto de trabalho ( a matéria que irá ser aplicada), é aquilo que entra em transformação com uma finalidade e com o objetivo de alcançar o produto desejado/planejado. E os meios de trabalho são as ferramentas para produzir o produto, a técnica aprendida para realizar a atividade, e a própria atividade em si.

   Podendo assim entender que o processo de trabalho em saúde relaciona-se com as necessidades humanas, com a saúde-doença, com a intervenção necessária a ser aplicada em determinada população, com analise das ofertas de saúde, se a  oferta atende às necessidades da população.

 

 images.jpg