APOSTA NA TRANSVERSALIZAÇÃO DA PNH

13 votos

betinha.jpg

 

  Tenho refletido atentamente sobre os posts e debates apresentados nesta Rede sobre o futuro da PNH. As expressões de afetos, desafetos, descontentamento, problematizações e apostas…são demonstrações claras de que a PNH está tão VIVA e presente no MS, no SUS e na sua militância!
Como estou à frente da coordenação, posso afirmar que a minha vivência nos espaços coletivos de gestão do MS (colegiados do MS, da SAS, da coordenação da PNH, nas rodas de conversas e diversos encontros promovidos pela gestão e trabalhadores do MS) tem me oportunizado muitas “trocas de figurinhas” e reflexões na direção do fortalecimento da PNH. A aposta é no sentido de que a Política esteja afinada aos objetivos estratégicos da atual gestão do MS, sendo também responsável pela sua execução e articulação com as demais políticas do MS.

  A ideia é potencializar a Política, com vistas à transversalizá-la às diversas políticas públicas nas regiões de saúde, território VIVO de construção de subjetividades, e sobretudo, do cuidado em saúde.  Não consigo imaginar um território vivo sem a presença do debate acerca dos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH. O que se pretende é a construção de um movimento regional que produza saúde articulado com a afirmação da vida, individual e coletiva. Isso, tenho certeza que os apoiadores da PNH, pelo acúmulo e o investimento do MS nestes 12 anos, sabem produzir muito bem!

  A aposta nas regiões de saúde nos faz pensar em como podemos garantir atos cuidadores com foco na integralidade como um importante dispositivo para a abertura de muitos processos de mudança em toda rede de atenção à saúde. Penso que estes são desafios que nos provocam e nos apontam a necessidade de nos debruçarmos com vista a potencializar a Estratégia de Apoio do MS nas regiões de saúde e investir fortemente na produção de conhecimento e tecnologia que contribuam para melhoria da atenção e da gestão do SUS. Afinal o conhecimento não deve ser propriedade de ninguém por ser um patrimônio de todos e sempre resultado de fazeres coletivos. Para tanto, o nosso entendimento é que todos implicados no campo da saúde são igualmente sabidos e gestores, de si e das relações com os outros, dos encontros construídos como processos da produção do cuidado.

  É nessa perspectiva que a gestão da SAS conclama os apoiadores da PNH para um encontro nacional de pactuação (dia 03/09) acerca do novo processo de trabalho que garantia a sustentabilidade das duas dimensões da Política: 1) O apoio aos estados e municípios nas regiões de saúde com forte capilarização da PNH; 2) arranjo de gestão compartilhada que garantia a continuidade do capital simbólico da PNH, com forte indução na produção de conhecimento e tecnologias na gestão do cuidado com foco nas regiões de saúde.

Vamos juntos continuar construindo a história da PNH com a do SUS!

Elizabete Vieira Matheus da Silva- coordenadora nacional da PNH

*Foto: NUCOM/SAS