Cuidado, Clínica e Atenção à Saúde.

5 votos

Podemos perceber que o cuidado passa por todas as praticas e saberes sociais que são produtoras de Saúde, está relacionado com a atenção, o zelo, com o ato em si de cuidar e com os aspectos sociais, culturais, históricos e políticos, sendo que esse cuidado tem que ser praticado com o próximo, seja em âmbito hospitalar ou no dia-a-dia.

A clinica é produzida pela ciência racional e esta baseada em evidencia, temos a clinica degradada que envolve o atendimento-queixa-conduta, não levando em conta o sujeito, faz um atendimento de forma padronizada, não sendo considerada as necessidades e as especificidades dos pacientes. Por tanto, precisamos da clínica ampliada, para superar a fragmentação entre biologia, subjetividade e sociabilidade, que amplia a clinica compartilhando com o usuário,  levando em conta o sujeito e definindo com o próprio paciente qual o melhor tratamento para si mesmo, e tratando-os com humanização.

A atenção a saúde são as praticas de saúde para atender as necessidades da população, expressado em políticas, programas e serviços de saúde de acordo os princípios do sus: universalidade, equidade e integralidade.

apoiosocial.png