Sobre (re)conhecer o SUS

16 votos

Na matéria de Estágio Básico II, do curso de psicologia da Universidade Federal do ES, nos foi proposto fazer uma visita a uma unidade de saúde próxima e levar alguma demanda, com a intenção de melhor conhecer e entender o SUS – principalmente para aqueles que pouco ou nenhum contato tiveram com o sistema durante a vida.

No dia 7 de agosto fui À unidade básica mais perto de minha casa, e nesse dia eu havia acordado com uma suspeita de conjuntivite, de forma que essa seria a minha demanda. Por falta de informações prévias, apenas lá descobri que deveria ter ido a um pronto atendimento, caso eu quisesse investigar minha condição. Também descobri que eu já possuia o cartão do SUS, e por isso solicitei uma consulta com um(a) ginecologista. Outra descoberta: há a necessidade de ver o médico da família para que então o mesmo indique uma consulta para qualquer que seja a especialidade necessária.

Como minha família não tinha vínculo com um médico desse tipo, solicitei uma visita de um agente de saúde para então poder ir ao médico que me indicaria o que tem a especialidade que eu gostaria de visitar – neste ponto penso em visitar também nutricionista e dermatologista, se for possível.

Hoje, sete de setembro, creio que o agente ainda não fez a visita, porém não tenho certeza pois não estou sempre em casa. O plano é voltar na unidade básica e verificar a situação.

Apesar de achar um pouco burocrático, fiquei surpresa com a quantidade de especialidades que o SUS abrange e pretendo usar o serviço com maior frequencia a partir de agora.