III WEBNÁRIO: “EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZASUS: O REENCANTAMENTO DO COTIDIANO EM DEFESA DA VIDA”
Caros Amigos:
a gravação já está disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=mWKqtycqVJ4
Não percam! Foi um belo debate!
Façam seus comentários aqui na RHS!!!
Abraços
6 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.

Por deboraligieri
Que delicia rever este webinario! Reflexões provocativas e necessárias à ampliação da cidadania na sociedade brasileira, a partir do nosso melhor como diz Luzia, a partir da composição do melhor de cada um de nós. Por que as coisas são como são, não poderia ser diferente? A invocação de Paulo Freire por Aragão é um ato de resistência contra todos os movimentos que aprisionam nossa existência e nossa atuação ao que está dado. Um convite à transformação do status quo em prol de maior democracia e participação social em todas as instâncias de (micro)poder.
Valeu Stella!

Por Rejane Guedes
Caríssimos,
O eco das palavras do webinário tem produzido efeitos importantes no meu modo de observar o meio onde habito, onde transito, onde trabalho, onde falo e onde me calo. As vozes da experiência viva são muito potentes. Parabéns aos participantes que ofertaram para os demais e para a audiência muito mais do que palavras. Ofertaram suas vivências com paixão e coerência.
Agradeço pelo acolhimento.
Vocês me fizeram VIVER bons momentos.

Por Bete Matheus
As reflexões trazidas pelos convidados e internautas deste webnário são excelentes e pertinentes. Principalmente pelo momento conjuntural que vivenciamos no nosso país, cujo projeto de oposição aposta na construção do ódio e do retrocesso.
As reflexões nos convidam a construir e produzir saúde com a inclusão dos sujeitos históricos no exercício da cidadania e emancipação das comunidades com o projeto "Varre Vila", que aposta na busca dos direitos e deveres dos cidadãos. Direito de se organizarem e exercitarem a cidadania; e deveres de se corresponsabilizar pelo cuidado da sua comunidade, buscando construir um processo de protagonismo e compromisso com o ambiente em que vivemos.
Outra reflexão nos convida a trazer o melhor de nós em todas as nossas produções. Como cuidar dos outros se não cuidamos de nós mesmos? o cuidado da gente e do outro é que nos reencanta e nos faz sentido!
O que fazer e o como fazer são inseparáveis! Paulo Freire dizia que podemos fazer nossas escolhas para fazer "com" ou fazer "para". Estas duas palavrinhas (com e para) são muito diferentes, pois nos remete a pensar em que homens e mulheres queremos construir. Qual a nossa concepção de comunidade? Como estamos produzindo saúde em nossos territórios? Com ou para a comunidade?
Outra questão trazida neste debate foi: como produzir saúde fora das unidades de saúde? O atual perfil epidemiológico nos desafia a construir políticas inclusivas com a participação efetiva dos usuários nos territórios VIVOS! Significa investir no cuidado e na singularidade dentro e fora das unidades de saúde. Que tipo de inclusão estamos fazendo no SUS? Inclusão pela medicalização, pelo procedimento médico e hospitalar ou pelas necessidades singulares das pessoas?
O debate trouxe também o tema do afeto, da amorosidade e do nosso papel como sujeito e protagonista deste mundo. O que estamos fazendo neste mundo? Qual o nosso papel nesta sociedade (ativar coletivos e sujeitos ou naturalizar os problemas vivenciados)? O que podemos deixar como legado?
Enfim, o webnário nos trouxe muitas reflexões para pensarmos o nosso trabalho, a partir da micropolítica e do reencatamento na produção de saúde em rede!
grande abraço,
Valeu Stella pela organização deste evento!
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Stella querida,
Coloquei o vídeo no post para dar maior visibilidade, ok?
bjs