Forum Social Temático em Salvador discute racismo e institucionalidade
Na tarde de 29 de janeiro de 2010 o Fórum Social Mundial temático em Salvador-BA reuniu militantes do movimento social negro em mesa que discutiu o racismo e sua institucionalidade. Entre os expositores, estiveram presentes o professor Hélio Santos, a secretária nacional de combate ao racismo da Central Única de Trabalhadores, Maria Júlia Reis, o deputado federal Luiz Alberto, a vereadora Olívia Santana e o professor e dirigente do Ilê ayê, Arísio Santos.
Os debatedores enfatizaram que a discussão acerca da desigualdade passa necessariamente pelo tema do racismo institucional praticado pelas estruturas públicas e privadas do país e da América Latina.
Dentre as questões discutidas, foram ressaltadas: as dificuldades de implementação da lei 11645/08 que determina o ensino da História da África no ensino fundamental, o debate sobre as cotas nas universidades brasileiras e a ofensiva da mídia com relação à titulação das terras quilombolas.
“No campo da segurança pública, o racismo institucional tem característica de genocídio”, afirmou o professor Hélio Santos. E acrescenta: “O Brasil é um país insustentável do ponto de vista moral: desigualdade aqui tem cor.”
Confira nos vídeos, trechos do debate:
Professor Hélio Santos
Vereadora Olívia Santana
Por Ana Rita Trajano
Muito bonito este movimento, do Sul para o Nordeste, e as discussões e reflexões se aprofundando. Este tema é muito importante, e que bom que em Salvador, nesta terra em que a população negra é tão forte e presente, fazendo história e fortalecendo os movimentos sociais . Desejo bons encontros e debates , daqui vou acompanhando e "estando Fórum" com vocês, Ana Rita