SUS, Câmera: Ações! O Trabalho que a gente faz!

11 votos

convite_mostra_videos.png

O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí tem trabalhado apostando na arte como grande aliada para promover novos modos de implementar a humanização na saúde da região.

Iniciamos com a Exposição Imagens do SUS na Semana Nacional de Humanização em 2014, onde mostramos o fazer das instituições de saúde através de fotografias, que integraram uma grande exposição. Esta contou com imagens do fotógrafo Radilson Carlos Gomes da coletânea "Imagens do SUS" e imagens do SUS do Médio Vale do Itajaí. Por uma semana ficaram expostas no Mausoléu Dr Blumenau, na cidade de Blumenau SC. E em seguida circularam por vários municípios da região, como exposição itinerante.

Timbó

Ascurra

FURB (Universidade Regional de Blumenau)

 

Em 2015 realizamos a 2 Semana de Humanização do Médio Vale do Itajaí com o Show de Talentos do SUS em Pomerode SC, onde trabalhadores, usuários e gestores apresentaram seus talentos artísticos valorizando as potências de saúde. Em seguida, estes mesmos talentos apresentaram-se na programação cultural das conferência municipais de saúde. Esta ação promoveu um foco na saúde e não na doença dos sujeitos envolvidos no SUS.

Durante o processo de avaliação desta ações e o planejamento de outras ações subsequentes surgiu no debate, vindo dos representantes municipais, uma preocupação com a saúde dos trabalhadores da saúde.

A partir daí para pensarmos qual estratégia seria mais acertada para isto o grupo do comitê estudou as diretrizes sobre trabalho em saúde da Política Nacional de Humanização. 

Em seguida, agora já mais instrumentalizados sobre o tema, realizamos uma tempestade de ideias para construirmos um plano de ação que resultou nesta Mostra de Vídeos: SUS, Câmera: Ações! O trabalho que a gente faz!

O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí lança a partir de agora um desafio às equipes de saúde: mostrar a todos as iniciativas de que mais se orgulham em seu processo de trabalho. Para tanto, deverá ser produzido um vídeo contando a experiência que a equipe eleger como mais produtora de saúde não só dos usuários, mas dos próprios trabalhadores (o que nos dá alegria no trabalho, também colabora para que mantenhamos nossa saúde equilibrada)

Os vídeos serão apresentados em na Mostra:

"SUS, Câmera: Ações! O Trabalho que a gente faz!"

Data: 04 12 2015
Hora: 13 às 17h
Local: ETSUS Escola Técnica de Saúde de Blumenau 

RUA 2 de setembro, 1533 Itoupava Norte

Blumenau SC

Antes da apresentação dos vídeos os autores (representantes selecionados pelas equipes de saúde) participarão de uma Roda de conversa sobre o trabalho em saúde e a saúde do trabalhador.

Descrição da proposta de confecção dos vídeos:
Vídeo com duração de 5min sobre o trabalho em saúde, enfatizando o trabalhador do SUS e a saúde do trabalhador: O trabalho gerador de saúde (também para o trabalhador…)

Exemplos de perguntas/ propostas para serem respondidas/contempladas no vídeo:
·    O que sua equipe de saúde faz de melhor?

·  O que você faz no seu trabalho que você gostaria de compartilhar, de mostrar?

·    O que você faz no seu trabalho que te deixa feliz/ satisfeito/ contente…

O vídeo deverá ser uma construção coletiva da equipe.
Que mostre o processo de trabalho da equipe, ou parte dele.
E que responda a pergunta:

O que deste trabalho é capaz de produzir saúde em mim?

Os participantes do Comitê Humaniza SUS e NEPSHU poderão atuar com as equipes como facilitadores, estimulando rodas de conversa sobre o processo de trabalho, e a confecção dos vídeos.

Esta atividade tem como um de seus objetivos oportunizar o Reconhecimento destas equipes, por seus próprios constituintes a perceber o que tem de produtivo, positivo, potencial; afastando-os da lógica tarefeira, adoecedora.

Encaminhar o vídeo para o email [email protected] contendo um breve 'roteiro' sobre o que o vídeo pretendeu retratar, nome dos participantes/colaboradores.

·    Data limite para envio das inscrições: 20 11 2015

Observação importante: antes de divulgarem as equipes favor solicitarem a autorização dos gestores municipais para que possam participar com liberdade. Os gestores já foram comunicados porém não recebemos o de acordo de todos por isso solicitamos este cuidado.

Os articuladores de Educação Permanente, apoiadores de humanização e Nepshu municipal devem trabalhar de modo integrado.