Saúde do Homem é tema de encontro na próxima 2ª feira (19), em Brasília (DF)

13 votos

saude_do_homem.jpg

A saúde de 48,7% da população brasileira estará em debate a partir da próxima segunda-feira (19/10) no Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Homem, que será realizado na  sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília (DF).  O evento é promovido pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS). Os trabalhos se estenderão até a terça-feira (20).

O principal objetivo é debater os desafios para a qualificação da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNSH). Além disso,  promoverá o alinhamento das atividades,  e o planejamento das ações para o próximo ano.

O encontro reunirá os coordenadores e coordenadoras de saúde do homem de todos os estados, do Distrito Federal e das capitais, totalizando cerca de 80 pessoas, entre convidados estaduais, das capitais e representantes das áreas do Ministério da Saúde.

A coordenadora nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, Angelita Hermann, falará sobre “Perspectivas da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”.  Ela explica que objetivo da PNSH  é facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da Rede SUS. “A implementação da Política contribuirá para a redução da morbidade, da mortalidade e a melhoria das condições de saúde desta parcela da população”, explica Angelita.

A pesquisadora Erly Catarina de Moura, da Fundação Oswaldo Cruz apresentará os resultados da pesquisa “Os Cuidados Masculinos Voltados para a Saúde Sexual, a Reprodução e a Paternidade a partir da Perspectiva Relacional de Gênero”. Estarão em debate ainda os eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Masculinidades e Gênero; Prevenção de Violência e Acidentes; Paternidade e Cuidado e Sexualidade e Doenças Prevalentes).  Veja a programação completa abaixo.

A POLÍTICA – Instituída por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, tem como referencia a portaria nº 1.944/2009, o qual garante promoção à saúde e assistência aos homens de 20 a 59 anos e o diagnostico precoce e a prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e outras.

A principal diretriz da PNSH é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios.

Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Homem

Data: 19 e 20 de outubro
Horário: 9h30 (cerimônia de abertura)
Local: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Lote 19 – Avenida das Nações – SEN – Asa Norte, Brasília (DF)

Fique por dentro da programação!

19 de outubro de 2015

Manhã

8h30 – entrega de material
9h30 – Abertura – SAS/Dapes/Fiocruz
10h – Perspectivas da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – Angelita Herrmann – Coordenadora Nacional de Saúde do Homem/MS
11h – Intervalo para café
11h15 – Apresentação dos resultados da pesquisa: Os Cuidados Masculinos Voltados Para a Saúde Sexual, a Reprodução e a Paternidade a partir da Perspectiva Relacional de Gênero – Erly Catarina de Moura – Fiocruz
12h45 – intervalo para almoço

Tarde

14h – Posicionamento do MS acerca da Integralidade da Saúde dos Homens no Contexto do Novembro Azul
Mediador: Cicero Ayrton Brito Sampaio

• Organização da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas – Rubia Maria Borges dos Santos – Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas
• Detecção Precoce de Câncer de Próstata – Denise Rangel Santana – INCA
• Ações Propostas pela CNSH aos Gestores Estaduais e Municipais no contexto do Novembro Azul – Cicero Ayrton Brito Sampaio- Coordenação Nacional de Saúde do Homem
16h – Intervalo para café
16h15 – 17h30 – Os Eixos Prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
• Masculinidades e Gênero – Juliano Mattos Rodrigues – Coordenação Nacional de Saúde do Homem
• Prevenção de Violência e Acidentes – Renata Gomes Soares– Coordenação Nacional de Saúde do Homem
• Paternidade e Cuidado – Michelle Leite – Coordenação Nacional de Saúde do Homem
• Sexualidade e Doenças Prevalentes – Cícero Ayrton Sampaio – Coordenação Nacional de Saúde do Homem

20 de outubro de 2015

Manhã

9h – 9h30 – Orientações da Atividade em Grupos
9h30 – Trabalho em grupos: Planejamento de 2016
11h – Intervalo para café
11h15 – Apresentação Do Planejamento 2016 Pelos Grupos De Trabalho
13h15 – Encerramento

Por: Claudio Eugênio