Assistência Farmacêutica no SUS

15 votos

farmaceutico-nasf.jpg

De acordo com a PNAF, a Assistência Farmacêutica deve ser entendida como
política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, tendo como
alguns dos seus eixos estratégicos, a manutenção, a qualificação dos serviços de assistência farmacêutica na rede pública de saúde e a qualificação de recursos humanos, bem como a descentralização das ações (BRASIL, 2004c).

A assistência farmacêutica deve ser um recurso essencial para população que não tem condições de adquirir seus medicamentos devido a sua situação de renda, levando em conta a importância que esses remédios tem na vida das pessoas. Recentemente aqui no Distrito Federal os servidores da área da saúde entraram em greve devido as condições de trabalho e por ajustes salariais para algumas categorias, e os farmacêuticos foi uma das que aderiu. Contudo, isso me preocupa bastante porque muita gente teve que ficar sem medicamento ou ir em lugares distantes tentar conseguir… foi bem complicado! Para tentar estabilizar a distribuição dos medicamentos eles irão estender os horários até dia 31 de outubro (sábado). Há uma população adoentada e dependente desses medicamentos para sobreviver e penso que precisamos avançar muito para cuidar que isso diminua e que nós não precisemos passar pelo o que essas pessoas passaram essa semana.  

https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/10/farmacias-publicas-funcionam-em-horario-expandido-ate-sabado-no-df.html