O Grupo de Trabalho de Humanização do HILP planeja sua VIII Semana de Humanização

13 votos

gth1.jpg

O  Grupo de Trabalho de Humanização do HILP, em Teresina, se reuniu ontem (05) com o  coordenador da Rede Estadual de Urgência e Emergência do Estado, para discutir a realização da VIII Semana de Humanização do hospital, tendo em vista definir o temário, as diretrizes da PNH que serão trabalhadas e a logística do evento, para apresentação no encontro do colegiado gestor do hospital que acontecerá no dia  10 de novembro. O grupo pretendia  realizar a VIII Semana de Humanização ainda no ano em curso, entretanto, o hospital vem passando por reformas e outros impasses que inviabilizam a iniciativa ainda neste ano.

A nova proposta é que o evento seja integrado à programação comemorativa dos 30 anos de fundação do hospital que acontecerá em março de 2016

As semanas de humanização do HILP tiveram início em 2003,  envolvendo trabalhadores, gestores, usuários e convidados de outras unidades de saúde, com a finalidade de discutirem, trocarem experiências, avaliarem a humanização dos processos de trabalho, e pensarem as mudanças necessárias para a qualificação do cuidado e da gestão no hospital. As atividades programadas incluem palestras, oficinas, rodas de conversa, compartilhamento de experiências, e realização de dinâmicas vitalizadoras, atividades culturais, dentre outras. 

Diretrizes como: o acolhimento, a cogestão, o direito dos usuários da saúde, a visita aberta e direito a acompanhante, a saúde do trabalhador e a clínica ampliada já estiveram no centro das discussões das semanas já realizadas.

Como diretrizes/propostas para realização da VIII Semana de Humanização, os participantes escolheram o acolhimento, os direitos dos usuários, a saúde do trabalhador, o trabalho em equipe, justificando que essas ações são dinâmicas, impactantes nas práticas de cuidado, e precisam ser fortalecidas no hospital.

A metodologia de trabalho será definida numa próxima reunião e contará com a participação de outros atores implicados com a produção de saúde.
 

gth_10.jpg

gth_11.jpg

gth_12.jpg