Acolhimento no SUS – Conceito e Opinião

18 votos

    Quando se trata de acolhimento é nítido a sensibilidade e o medo que engloba este assunto, julgo ser tão relevante como o diagnóstico de uma doença, por exemplo, por ser o primeiro contato ou o contato direto do paciente com o centro de saúde. Ambientes como esses trás consigo uma carga de pressão, tensão e incertezas que é absolutamente normal, mas que tem que ser desanuviado e melhorado pelos profissionais que ali trabalham. Desta forma, é necessário que se tenha um conceito sobre acolhimento com objetivo de sanar qualquer tipo de dúvida e, consequentemente, instruir e nortear os interessados acerca do assunto, pacientes e também profissionais.
   Portanto, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde  (BVS), acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) que não necessita de precedentes para que seja executada, bem como nenhum profissional qualificado para tal prática. Pode ser definida como a junção dos serviços de saúde, tanto como primeiro contato, quanto o resultado dessa junção.
    O acolhimento pode ser associado uma prática ética quando dispensada a atenção ao usuário no que envolve queixas, quando se tem interesse em saber como se acometeu a doença e entender o processo de adoecimento do paciente. Em outras palavras, “acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.”
   Para que o acolhimento seja presente e recorrente nas unidades de saúde, é preciso que tenha contato direto e vínculo estreito com as equipes de saúde para que seja discutido a forma como está sendo implantado e, com empatia, saber qual o caminho que o paciente está percorrendo dentro da unidade, ou seja, como ele chega, como é recepcionado, quem o recepciona, orienta e instrui, pra onde tem que ir depois do atendimento, enfim, todas estas práticas, quando definidas anteriormente pelas equipes resulta em um acolhimento rápido e eficaz e, consequentemente, melhorando a qualidade no atendimento e refletindo no bem-estar do paciente.