Projeto: Campanha Qualidade de Vida no ICHC

13 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que a qualidade de vida reflete a percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas ou ainda, que lhes estão sendo negadas oportunidades de alcançar a felicidade e a auto realização, com independência de seu estado de saúde físico ou das condições sociais e econômicas (OMS, 1998). Neste contexto a Qualidade de Vida do Trabalhador passa a ser um assunto muito discutido entre as instituições, observando-se discussões recentes sobre motivação, satisfação e saúde-segurança no trabalho. Como cerca de um terço do dia se passa no local de trabalho, torna-se fundamental e importante discutir estratégias que beneficiem a qualidade de vida do trabalhador. (GRANDE, et al., 2013, p.371).Preocupada com a qualidade de vida dos colaboradores e atrelado ao processo de Acreditação da qualidade, a Diretoria Executiva do hospital promoveu a campanha “Qualidade de Vida”.  A campanha trouxe como eixo central mudanças e melhorias para a instituição. As mudanças iniciaram-se nas pessoas a partir de seus próprios esforços e consequentemente impactaram no trabalho em equipe.

O objetivo da campanha foi abordar aspectos do trabalho que contribuem para a Qualidade de Vida do colaborador e valorizam sua atuação como agentes ativos da mudança, trazendo sinergia para o processo de acreditação.                        

A Campanha esteve diretamente relacionada à necessidade de desenvolvimento de equipes e promoção de um ambiente de trabalho saudável e estimulador. O projeto promoveu, essencialmente, o olhar para o colaborador de forma integral, reconhecendo suas necessidades profissionais, pessoais e valorizando a importância do equilíbrio emocional e físico na rotina diária do trabalho. A Campanha foi realizada em dois dias e contemplou as seguintes atividades: palestra “Valores no Mundo em Mudança” pelo psicanalista Walmir Cedotti, que abordou a importância da esperança, capaz de gerar sonhos que se materializam e trazem qualidade para a vida do colaborador e do paciente; atividades itinerantes nas unidades de internação, transmitindo aos colaboradores, que não podiam sair do seu local de trabalho, a mensagem “o protagonista da mudança é você”, circuito com 7 estações abrangendo questões e orientações ligadas à gestão da qualidade, humanização, promoção do consumo saudável de alimentos, saúde e segurança do trabalho, higienização das mãos, brigada de Incêndio e realização de atividades físicas tais como: ginástica funcional, pilates, oficinas de postura e dança, treino de equilíbrio e circuito de exercícios. Ao final do circuito de estações, o colaborador contribuía, deixando numa árvore, uma palavra que para ele “Semeava Qualidade”.

qualidade_de_vida_ichc_2.png

Foram deixadas 664 palavras na árvore, e para os colaboradores, as palavras que mais se destacaram foram: respeito, união, amor e comprometimento A Campanha alcançou seus objetivos e contou com a participação ativa de 1.516 profissionais, número expressivo perante o total de colaboradores e que superou os demais eventos realizados pela Diretoria. Consideramos que a Campanha foi efetiva e mobilizou os colaboradores para a importância da Qualidade de Vida, inclusive no ambiente de trabalho, promovendo maior engajamento para o processo de Acreditação e Qualidade de vida no trabalho.

Referências
1. Grande, A. et al. Determinantes da qualidade de vida no trabalho: ensaio clínico controlado e randomizado por clusters. Rev Bras Med Esporte – Vol. 19, No 5 – Set/Out, 2013.
2. OMS. Promoción de la salud: glosario. Genebra: OMS, 1998. PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Autêntica: Belo Horizonte, 2000. PIRES, L.P.D.E.; MATIELLO, E.M.; GONÇALVES, A. Alguns olhares sobre aplicações do conceito de qualidade de vida.

Autores: Alessandra Santiago, Danielle Pedroni Moraes, Katia Cilene Oliveira da Silva.