15° Conferência Nacional de Saúde debate valorização e formação no SUS

13 votos

15cns.02.12.15-604x270.jpg

Nessa quarta-feira (2), segundo dia da 15° Conferência Nacional de Saúde, como parte da programação dos Diálogos Temáticos, foi iniciada às 10 horas da manhã, a apresentação com o tema: “Valorização do Trabalho e Formação no SUS”, que contou com a participação do secretário de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS), Heider Aurélio Pinto, da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Maria Helena Machado, e uma representante da reitoria da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB).

Foram explicitados alguns princípios norteadores para os trabalhadores, como a criação da própria SGETS. “Precisamos inserir esse movimento de formação em todos os ambientes da saúde. O trabalhador não é um recurso da saúde, ele é parte desse sistema”, afirmou o secretário só SGETS, Heider Pinto.

O tema da gestão da Educação em Saúde também foi discutido. Atualmente no Brasil, temos 60% dos trabalhadores da saúde com nível médio.  E maior investimento na formação médica mais generalista e focada na Saúde da Família, como ocorre no Programa Mais Médicos do governo Federal. Além disso, foi ressaltada a importância da inserção de dispositivos que disparam a educação entre os trabalhadores, como é o caso do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e em projetos como o TELE Saúde, UNASUS, INOVASUS, VERSUS, entre outros.

A pesquisadora da FIOCRUZ falou das tendências no âmbito da saúde e da elevação do nível de escolaridade a feminilização nas profissões como parte do processo de intervenção e resultados da formação em educação em saúde.

 

Sheila Souza