II Mostra de Humanização da SESA/ES

14 votos

 

20151202_084014_p.jpg

Banner Confeccionado pelo CAPS Moxuara

Experiências que aprimoraram a qualidade da interação entre pessoas e fortaleceram a Humanização nos serviços de saúde do Estado foram expostas, no dia 02/12/15, na II Mostra de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento recebeu 25 trabalhos e aconteceu no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, a partir das 8 horas.

Na segunda edição da mostra, participaram 14 serviços de saúde, entre eles serviços públicos, filantrópicos e conveniados à rede de atendimento do Estado. Além da exposição dos trabalhos, servidores e usuários prestigiaram o coral dos usuários e funcionários do CAPS Cidade, que é uma das experiências bem sucedidas de humanização adotadas no CRE Metropolitano, onde funciona o serviço.

20151202_095952_b.jpgCoral do CAPS Cidade

De acordo com a coordenadora do Grupo de Humanização da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana e do CRE Metropolitano, Roberta Goltara, a unidade possui uma comissão de Humanização que auxilia a Direção e a Superintendência com adequação de um espaço físico humanizado e realização de eventos que estimulem a interação de pessoas. Atualmente, segundo Roberta, o Grupo também está trabalhando num projeto de pesquisa que visa realizar um diagnóstico situacional para auxiliar posteriormente em futuras intervenções.

O Grupo Condutor de Humanização da Sesa exibiu, no evento, um álbum com a linha do tempo dos trabalhos realizados desde 2003, ressaltando que a Política de Humanização foi preconizada pelo Ministério da Saúde a partir deste ano. Foi enfatizado que o Grupo Condutor da Sesa tem como funções o apoio institucional aos trabalhadores, gestores e controle social, avaliação e monitoramentos das ações de humanização, além de promoção de rodas de conversa para a troca de experiências e deliberações de ações de Humanização a serem desenvolvidas.

20151202_090127_c.jpg

Linha do Tempo PNH/ES

 

A II Mostra buscou fortalecer e legitimar a rede de contatos entre os serviços que desenvolvem ações de Humanização e que participam das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho de Humanização. Pretendeu-se também, nesse espaço, estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários do serviço. Neste ano a Mostra foi realizada em um serviço de saúde, o que oportunizou de forma mais efetiva a participação do usuário no evento.

20151202_084816_d.jpg

Participantes da II Mostra