Convocação Geral para o (L)oucupaBrasília!

17 votos

arte_convocacao_loucupa.jpg

 

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA), após 21 dias de ocupação da sala da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, convida os mais diversos coletivos de todo o país, trabalhadores do SUS e demais políticas públicas, seus usuários, familiares, estudantes, apoiadores e sociedade em geral para ocupar Brasília de 11 a 15 de janeiro.

A ocupação no Ministério da Saúde começou após a nomeação, pelo recém-empossado ministro Marcelo de Castro, de Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de Coordenador Nacional de Saúde Mental. Com trajetória manicomial incompatível com os avanços da Reforma Psiquiátrica brasileira, a nomeação de Wurch, além de desrespeitar o perfil adequado para a política vigente, não atende as deliberações feitas na III Conferência Nacional de Saúde Mental.

Devido à posição intransigente do ministro da Saúde em manter a nomeação de Wurch, mesmo diante das solicitações de mais de 650 entidades de classe, universidades, parlamentares, movimentos sociais da luta antimanicomial, familiares de usuários e profissionais do sistema público de saúde mental, a ocupação continua e se ampliará nas próximas semanas.

Nesse sentido, convocamos todo o Brasil para a seguinte agenda:

A partir do dia 11 de janeiro: acampamento em frente à sede do Ministério da Saúde;
Dia 14 de janeiro, às 10h: Assembleia Geral, em frente ao Ministério da Saúde, com todas as entidades, universidades e movimentos sociais presentes;
Dia 14, às 14h30: manifesto do (L)oucupaBrasília! em frente ao Ministério da Saúde.

Considerando as inúmeras mobilizações protagonizadas por movimentos sociais ligados à luta antimanicomial, o número de cartas de apoio, notas de repúdio, moções e manifestos, bem como os documentos que foram protocolados, em dezembro de 2015, no Conselho Nacional de Saúde e na Casa Civil, e entregues em mãos ao ministro da Saúde, acreditamos estar clara a nossa maior reivindicação: REVOGAÇÃO IMEDIATA DESTA NOMEAÇÃO!

 

 

 

Repudio

Não desocuparemos!!!Exigimos a imediata exoneração de Valencius.Ou sai ou terá que aguentar muito barulho…

Posted by Ocupação Fora Valencius – contra o retorno da lógica manicomial on Friday, January 8, 2016

 

Vamos fortalecer e ampliar as nossas ações junto à Ocupação Valente dentro e fora do Ministério da Saúde! Esperamos todxs para o (L)oucupaBrasília com intuito de proteger nossas conquistas, após décadas de luta, e continuar avançando na Reforma Psiquiátrica brasileira!

Sobre a ocupação: www.facebook.com/foravalencius
Sobre a saúde mental: youtu.be/nDyWk7BPK2k

Agora, vamos esquentar a convocação!

Confirme a sua presença no Facebook!