AUTO DE NATAL no Cariri – estrategia de ressignificação da saude mental
O Cariri é um território com musicalidade própria. Ao sul do estado do Ceará e em meio a Chapada do Araripe. É historicamente conhecido por suas riquezas naturais, culturais, diversidade, fé e resistência política.
A arte popular produzida e perpetuada ao longo dos séculos nas periferias e comunidades constitui um patrimônio imaterial brasileiro riquíssimo e um instrumento de expressão e organização do povo. É através da arte produzida nos terreiros que o povo resiste em sua força, sua cultura e sua fé. Uma arte espontânea e criativa que pulsa e mantém viva na memória coletiva os saberes ancestrais de nosso povo.
É nesse cenário da cultura popular e de tradição, que indissocia musica, cênica, circo, dança, poesia e estética, que o artista-brincante experimenta possibilidades criativas e formas de organização social, onde a ALDEIAS tem atuado no fortalecimento da identidade cultural, a partir da construção de metodologias de formação popular, reflexão e práxis da arte como mecanismo de expressão, transformação e garantia de direitos.
Sob essa perspectiva, construímos o espetáculo teatral “Auto de Natal” que conta o nascimento do salvador sob a perspectiva brincante da cultura Cariri. Protagonizado por usuários do CAPS do Crato, alunos da APAE-Crato, artistas do Zabumbar e brincantes numa perspectiva de mistura de linguagens, inclusão e construção coletiva fortalecem valores como o amor, o respeito e a diversidade.
Sob a criação e direção de Jean Alex Alencar (músico, pedagogo, arteducador e brincante), em 2015 o Auto de Natal completou quatro anos de apresentações gratuitas e em locais abertos ao público em zona urbana e rural da região como escolas, praças, unidades terapêuticas e assistenciais e SESC.
Os usuários do CAPS que participam fazem parte do Projeto ARTÈ Saúde que tem ressignificado a assistência em saúde mental a partir de estratégias de educação popular, saúde holística e arteterapia aliadas ao fortalecimento das práticas culturais socializantes.
Quer conhecer um pouco mais? Clique, curta e acompanhe no face!
https://www.facebook.com/aaldeias
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Olá Jéssika,
Este trabalho é realmente encantador e respeitoso dos modos de produção de cidadania. Que se amplie cada vez mais na contracorrente dos retrocessos do campo hoje.