Pejuçara,RS, no Combate a Dengue, Zica e Chikungunya

10 votos

O dia 25/02/2016 foi o dia escolhido pelo Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti realizar um grande mutirão na cidade de Pejuçara,RS, em prol da saúde pública.

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                       

 

 

 

 

 

 

Prefeito Eduardo Buzzati, do lado esquerdo da imagem, e o Coordenador  de Saúde Erasmo Daronco, do lado direito, no centro o radialista Jarbas ao lado deles D. Tereza e Seu Ari

No texto abaixo você poderá ler o que foi publicado no site do município:

A Administração Municipal, através do Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, promoveu ontem (24) o “Dia D” de combate ao Aedes no Município. A campanha Pejuçara Contra Aedes é uma resposta à situação preocupante da saúde pública brasileira, em especial na região noroeste gaúcha, promovendo o engajamento da comunidade pejuçarense na luta contra o transmissor da Dengue, Zika Virus e Chikungunya.

De acordo com dados do último levantamento (LIRAa) em janeiro, o índice de infestação do Aedes no município subiu de 0,9% (dentro do limite aceitável) para 6,2%. Na semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou um caso positivo de dengue em uma paciente no município. Por isso, a Secretaria e a Administração Municipal mobilizaram diferentes setores da sociedade pejuçarense junto ao Comitê Local, que definiu o dia de ontem como o momento de trabalho intensivo de combate ao mosquito.

Participaram da mobilização 60 voluntários, entre agentes de saúde, agentes de endemias, servidores públicos municipais, entidades como o Lions Clube e o apoio do 29º Grupo de Artilharia de Campanha, de Cruz Alta, que colocou dez militares à disposição. Foram visitadas 1108 residências, sendo encontrados 51 focos do Aedes Aegypti. 178 casas estavam fechadas. 

  O Prefeito Eduardo Buzzatti e o Secretário de Saúde, Erasmo Daronco, enfatizaram a responsabilidade do setor público em fazer sua parte no enfrentamento ao Aedes, em especial no engajamento dos servidores pela conscientização da comunidade da gravidade da situação que vive todo o país, e que os dados levantados no último mês são sim motivo de preocupação. Todas as medidas de combate ao Aedes precisam ser realizadas de forma constante, pois trata-se de uma profunda mudança de hábitos da população. O prefeito afirmou ainda que irá propor uma reunião com líderes da Igreja Católica e pastores evangélicos para que contribuam no engajamento da comunidade no contra a tríplice epidemia. 

No trabalho realizado nos bairros de Pejuçara, os agentes e voluntários, além de realizar a verificação dos pátios, distribuíram o calendário de Coleta Especial de Lixo, que passou a ser implementado nesta semana, válido até o mês de dezembro. Segundo a Administração, os dias de coleta já realizados continuam valendo. Trata-se de uma coleta específica de materiais que será realizada pela Prefeitura. Os dias da semana e os locais de coleta estão definidos da seguinte maneira:

Segunda-Feira: Bairro Rio Branco

Terça-Feira: Bairro Renascer

Quarta-Feira: Bairro Modelo

Quinta-Feira: Bairro Mastella

Sexta-Feira: Centro e Bairro Ângelo Furian.

Nas quartas-feiras, serão recolhidos especialmente pneus. O Comitê determinou que serão recolhidos SOMENTE os seguintes resíduos: Papéis; papelão picado; Metais; Garrafas PET; Vidros (quebrados, moídos e guardados em segurança); Embalagens de produtos de limpeza e garrafas de vidro. Os resíduos deverão ser embalados em sacos de qualquer espécie de até 100 litros (equivalente a uma bolsa de sementes). Já o lixo eletrônico será recebido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A direita João Paulo, Agente Comunitário de Saúde

Início dos Trabalhos: reunião intersetorial

Todos em defesa da vida!!!

Parabéns a todos que fizeram esse mutirão acontecer!!!

Cláudia Matthes