Humanização marca presença na Semana de Recepção dos calouros da Faculdade de Medicina da USP
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, os calouros e seus familiares foram recepcionados no Stand do Grupo de Trabalho de Humanização da Faculdade de Medicina da USP – GTH FMUSP – para saber um pouco sobre Humanização na Faculdade e no Hospital das Clínicas. Os calouros e seus familiares participaram de uma ação de Humanização preparada especialmente para eles registrada em uma foto lembrança de seu ingresso na Universidade. Cinquenta e um por cento dos alunos matriculados e trinta e cinco por cento dos seus familiares e acompanhantes visitaram o Stand e participaram da atividade de humanização.
No dia 16 de fevereiro, a Dr.ª Izabel Rios, Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP (NTH), realizou conferência aos 175 alunos de Medicina e 75 da FOFITO sobre o tema: “Humanização no HCFMUSP”, que abordou aspectos fundamentais da humanização no atendimento médico e em saúde e as linhas de trabalho do NTH.
No dia 18 de fevereiro, em ação conjunta do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), NTH e Instituto Central do HC, os calouros realizaram visita monitorada, entrevistas e leitura de estórias para pacientes internados nas enfermarias da Urologia, Reumatologia, Obstetrícia e Gastrologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Fígado e Obesidade. Com o apoio das equipes de Enfermagem, os calouros puderam entrar em contato com pacientes do HC e deles ouvirem o que se espera de um bom médico. Antes da visita aos pacientes, os alunos receberam orientações básicas sobre conduta adequada no ambiente hospitalar e a importância da higienização das mãos para a prevenção de infecção hospitalar. Participaram da ação 110 alunos, 81 calouros e 29 veteranos da Comissão de Integração.
Mais que uma ação social, o encontro do aluno de Medicina com o paciente do HC para conversar sobre o que se espera de bons médicos foi uma experiência inédita na chegada de alunos, que contou com a contribuição do NTH e ICHC para que os alunos da FMUSP tenham uma formação plena de sentidos do humano que se realiza na atuação profissional, da primeira semana da faculdade para toda vida de médico.
Dra. Izabel Rios | Danielle Saito | Kelly Tabanela | Pedro Resende | Eliana Uemura | Tânia da Silva | Ana Maria Ambrogi | Katia Cilene
Equipes de Enfermagem: Urologia, Obstetrícia, Reumatologia, Gastrologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Fígado e Obesidade.
Por deboraligieri
Parabéns ao GTH-FMUSP por essa bonita recepção aos calouros da faculdade de medicina da USP!
Linda forma de lembrar que o exercício da medicina deve se basear no respeito entre as pessoas, e também de transformar a maneira de apresentar o ambiente a esses jovens e suas famílias, a partir da prática do acolhimento, que agrega muito mais que as festas noticiadas há tantos anos, em que se celebra um certo status de poder dos médicos na sociedade (com influências pouco ou nada democráticas sobre a relação médico-paciente), e que beiram à barbárie em muitos momentos por transgredir desde as regras mínimas de convivência (quando jovens são forçados a beber) até as regras do direito penal (como ocorreu no caso das denúncias de estupro de calouras promovida por veteranos).
Que essa atividade de recepção humanizada tenha sempre espaço na FMUSP, e que os médicos formados possam exercer seu ofício para cuidar das pessoas conscientes de sua função social.