Humanização marca presença na Semana de Recepção dos calouros da Faculdade de Medicina da USP

8 votos

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, os calouros e seus familiares foram recepcionados no Stand do Grupo de Trabalho de Humanização da Faculdade de Medicina da USP – GTH FMUSP – para saber um pouco sobre Humanização na Faculdade e no Hospital das Clínicas. Os calouros e seus familiares participaram de uma ação de Humanização preparada especialmente para eles registrada em uma foto lembrança de seu ingresso na Universidade.  Cinquenta e um por cento dos alunos matriculados e trinta e cinco por cento dos seus familiares e acompanhantes visitaram o Stand e participaram da atividade de humanização.

 

No dia 16 de fevereiro, a Dr.ª Izabel Rios, Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP (NTH), realizou conferência aos 175 alunos de Medicina e 75 da FOFITO sobre o tema: “Humanização no HCFMUSP”, que abordou aspectos fundamentais da humanização no atendimento médico e em saúde e as linhas de trabalho do NTH.

No dia 18 de fevereiro, em ação conjunta do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), NTH e Instituto Central do HC, os calouros realizaram visita monitorada, entrevistas e leitura de estórias para pacientes internados nas enfermarias da Urologia, Reumatologia, Obstetrícia e Gastrologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Fígado e Obesidade. Com o apoio das equipes de Enfermagem, os calouros puderam entrar em contato com pacientes do HC e deles ouvirem o que se espera de um bom médico. Antes da visita aos pacientes, os alunos receberam orientações básicas sobre conduta adequada no ambiente hospitalar e a importância da higienização das mãos para a prevenção de infecção hospitalar. Participaram da ação 110 alunos, 81 calouros e 29 veteranos da Comissão de Integração.

Mais que uma ação social, o encontro do aluno de Medicina com o paciente do HC para conversar sobre o que se espera de bons médicos foi uma experiência inédita na chegada de alunos, que contou com a contribuição do NTH e ICHC para que os alunos da FMUSP tenham uma formação plena de sentidos do humano que se realiza na atuação profissional, da primeira semana da faculdade para toda vida de médico.

 

 

Dra. Izabel Rios | Danielle Saito | Kelly Tabanela | Pedro Resende | Eliana Uemura | Tânia da Silva | Ana Maria Ambrogi | Katia Cilene

Equipes de Enfermagem: Urologia, Obstetrícia, Reumatologia, Gastrologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Fígado e Obesidade.