Proqualis promove webinar sobre implementação do Núcleo de Segurança do Paciente e elaboração do Plano de Segurança do Paciente

7 votos

No dia 21 de março às 10h, o Proqualis promoverá o webinar sobre implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente. A palestrante convidada é Helaine Capucho, chefe do Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “Irei apresentar a estratégia utilizada para implementação do NSP para a rede de hospitais universitários e os principais resultados que obtivemos”, fala Helaine Capucho.

A Ebserh registrou em 2015, um índice de 24% de crescimento da implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) nos hospitais universitários federais filiados à rede. O percentual foi mensurado através de um indicador que permite ao Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente avaliar e monitorar a adesão dos hospitais às ações do programa de segurança do paciente e à legislação pertinente. O índice é monitorado desde 2014 em toda a rede e organizado por filial, por região e por complexidade do hospital. Um resultado importante foi a taxa de avanços na implantação dos protocolos de segurança do paciente que alcançou 156% na rede.

A implementação do NSP e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente são exigências em vigor desde 2013, instituídas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. 

Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis (proqualis.net), onde será disponibilizado o link para participação, a partir do dia 15/03. 

(texto: Isis Breves/Proqualis)