Da platéia ao palco, tudo é show!

8 votos

Aconteceu no dia 08 04 2016 no Teatro Municipal de Pomerode SC o Show de Talentos do SUS 2016. Este evento promovido e organizado pelo Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí teve como enfoque : A saúde merece destaque!

 

Iniciou-se o evento com a execussão do hino nacional brasileiro.

Texto apresentado pelo Mestre de Cerimônias do evento Gilberto Gonçalves, médico do ESF de Pomerode SC:

Um prêmio, um brinde, um show de talentos!

A Saúde Merece Destaque!

Celebrar a saúde nos engrandece, nos deixa mais fortes para enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia do SUS. Seja na gestão, no cuidado em saúde e tantas outras atividades que este sistema tem a responsabilidade de proporcionar a todos os cidadãos brasileiros.

E nesta árdua tarefa de promover o cuidado, atores são protagonistas importantes: os profissionais de saúde.

Queremos celebrar a saúde de todos, mas dedicar especial atenção a importância de cuidar a saúde dos trabalhadores, que estão no dia a dia na linha de frente para que este SUS aconteça.

O trabalhador do SUS não só utiliza seus conhecimentos para realizar os cuidados ou gestão de saúde dos usuários do sistema, como também se utiliza de muitos outros talentos para efetivar o trabalho. Sua criatividade, suas habilidades específicas e até artísticas, ou seja, sua própria saúde.

Um humano, independentemente da posição, na qual se coloca, não é somente trabalhador, usuário ou gestor, é um indivíduo que convive socialmente e com este coletivo acaba por produzir ações que promovem saúde, cuidado, gestão.

Somos seres relacionais e neste contato social se concretiza o cuidado, a atenção e gestão da saúde de outros. Para isso utiliza-se conhecimentos aprendidos, valores culturais, ética e talentos… muitos talentos.

Hoje, mais uma vez, os profissionais de saúde, juntamente com gestores, usuários e voluntários mostrarão seus talentos artísticos, que para além de mostrar a força da saúde, enfatizam que alegria, arte também é capaz de produzir saúde.

Sejam bem vindos ao Show de Talentos do SUS de 2016!

Um espaço de produção de saúde! Hoje mais que nunca a saúde está em destaque!

Vamos nos emocionar!

Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí

Planejamento, dedicação, trabalho, muito trabalho! Tudo em coletivo. Participaram os gestores com os mais diversos apoios e envolvimentos. Participaram os apoioadores de Humanização e de educação permanente na organização e com seus talentos variados. Participaram usuários com seus talentos e também na platéia. Tudo isso para assegurar que existe saúde para além das doenças e, aliás, em primeiro lugar, existe a saúde!

Iniciamos a abertura solene e ao mesmo tempo afetuosa e informal, como quem está entre amigos.

Sr Erenézio Welter, Gerente Regional de Saúde de Blumenau, fez sua saudação e manifestação de apoio as inicitivas de humanização na região.

 

Sr Roni Loewen, Vice Presidente da CIR (Comissão Intergestora Regional) do Médio Vale e Secretário Municipal de Saúde de Benedito Novo, também fez sua saudação e reiterou a aposta na promoção de saúde como foco de gestão. 

 

 

Em seguida, a Sra Waltraud Hinkeldey, Secretária Municipal de Saúde de Pomerode marcou seu apoio ao evento e as ações de humanização no município. Conheça o texto na íntegra:

Bom dia todos e a todas!

Sr Gerente Regional de Saúde Erenézio Welter, Sra Coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Saúde de Doutor Pedrinho Karim Viviani e em nome deles saúdo a todas as autoridades presentes. Prezados trabalhadores de saúde, Srs e sras usuárias de saúde.

Gostaria de saudar em especial os talentos que hoje se apresentarão aqui. Não só por seu talento propriamente dito, mas por acreditarem no SUS, colocarem sua saúde em destaque.

É disso que precisamos: mais promoção de saúde, muita prevenção de doenças, através de iniciativas que ponham as potencialidades saudáveis a mostra. Que possamos minimizar os danos das doenças com alegria e energia positiva. Que isto nos dê forças para superar os desafios da saúde não só nos corpos físicos como também na saúde das instituições.

Nesta semana que estamos celebrando o Dia Mundial da Saúde este evento vem reforçar a ideia que queremos: unir forças para combatermos as doenças e promover saúde. Viver verdadeiramente o conceito ampliado de saúde e enfatizar que não fazemos saúde apenas com consultas, remédios e exames. Fazemos saúde também com saneamento básico, informação, trabalho coletivo e nossos outros tantos talentos e potencialidades.

Quero ressaltar a grande alegria do município de Pomerode de recebe este evento pela segunda vez proporcionando a integração regional em favor da saúde e agradecer a todos que se empenharam nesta realização.

Em especial destacar o trabalho do Grupo de trabalho de humanização e o Núcleo de Educação Permanente que vem atuando junto às equipes de saúde para fortalecer ainda mais o SUS de Pomerode.

Temos nos esforçado para qualificar os serviços a fim de atender cada vez melhor a população embora os desafios sejam imensos, confiamos nos trabalhadores e temos nos empenhado para atuar com uma gestão democrática e cada vez mais eficiente.

Tenho certeza que hoje, mais uma vez, escreveremos na história do SUS da região um momento de encantamento e alegria que nos ajudará a superar os desafios que teremos que enfrentar ainda.

Obrigada pela presença de todos e bom divertimento!

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo!

Veja aqui as fotos do evento:

 

Show de Talentos do SUS 2016