FISMA – 4º SEMESTRE PSICOLOGIA NOTURNO- SAÚDE DO TRABALHADOR

12 votos

O PSICÓLOGO DA SAÚDE DO TRABALHADOR E SEUS DILEMAS E IMPLICAÇÕES

               A saúde do trabalhador é algo que vem sendo abordado desde a Constituição de 1988, A partir da lei 8080/90, onde é pensado a saúde do trabalhador.

Ser um trabalhador é toda a pessoa que exerça um trabalho formal ou informal.

               Dentro da Saúde do trabalhador, o serviço do profissional de saúde visa compreender as relações do trabalho e a saúde e a doença.

               Fatores externos a vontade do empregado, como a pressão no trabalho, o estresse, cobranças dentro da empresa, o tempo e o ritmo de trabalho estão relacionados às doenças e psicopatologias. Trabalhar em condições precárias dentro de uma empresa é fator de estresse para os trabalhadores. No entanto é dever dos governantes pensar e estabelecer políticas públicas para o profissional do trabalho.        Apesar desta preocupação estar em evidencia, devemos pensar em outro ponto complexo e cuidadoso, no que se refere ao profissional da saúde e a sua relação com as empresas e os seus patrões: como ter independência na hora de analisar os funcionários e atestarem que eles precisam de descanso e não comprometerem as empresas e o resultado final, ou seja, não comprometer os lucros? Este ponto é bem polêmico para o psicólogo empresarial da área da saúde do trabalhador, pois ao mesmo tempo, quando nas suas atribuições legais no exercício da profissão está fazendo algo correto, mas no entender dos seus patrões, poderá ser interpretado de maneira errônea. Salvando-se as devidas proporções, não queremos dizer que o psicólogo deve fazer vistas grossas ás doenças dos funcionários, mas sim é algo que se apresenta nas esferas públicas e privadas onde é necessário muito jogo de cintura por parte do profissional de saúde.

                Bem, este pequeno resumo de nosso trabalho e opinião sobre alguns aspectos são meros acadêmicos e tem por finalidade instigar outros colegas da área da saúde e até mesmo outros olhares. Apresentamos algumas questões para que pudéssemos pensar novas possibilidade dentro da saúde dos trabalhadores, mais especificamente, dos Psicólogos.

 

Luciano da Silva Ebling, Guilherme Bastos e Juliana Bamberge

Alunos do 4º Semestre da Faculdade Integrada de Santa Maria –RS

Curso de Psicologia