Atenção Básica

8 votos

 

Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Por ser a porta de entrada, o primeiro nível de atenção, deveria receber um investimento maior, cuidados maiores, para abarcar a quantidade de pessoas que deveria e evitar que os pacientes cheguem diretamente aos outros níveis de atenção por falta de serviço na atenção primária. Esse atendimento geralmente é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas em vários lugares para ficar o mais perto possível da população, além da Estratégia e Saúde da Família (ESF) que faz um atendimento mais a fundo das famílias, com objetivo de promover a saúde e prevenir doença, através do controle vacinal, agendamento de consultas, tratamentos, identificando problemas domiciliares, etc.

A atenção básica voltada para as redes de atenção a saúde tem como objetivo principal, identificar os riscos existentes bem como as demandas referentes à saúde da população associando-se a recursos tecnológicos resultando no cuidado individual e coletivo. Existe também uma necessidade de um planejamento, monitoramento e avaliação de projetos, além da verificação dos fluxos entre atenção das redes comunicação intersetorial, fazendo com que cada setor tome pra si a responsabilidade do cuidado com o usuário.